Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Educar na saúde é fundamental

10 comentários:

  1. Acredito que este tipo de doenças pseudo-epidémicas, que até matam menos que as doenças cardio-vasculares, são uma invenção da industria farmaceutica para testar medicamentos e aumentar as receitas financeiras, e isso devia ser tambem noticiado.
    Vítor Hugo

    ResponderEliminar
  2. Meu caro anónimo, Vítor Hugo,

    Não faz sentido, anónimo e Vítor Hugo! Mas deixemos isso. (risos)

    O tema é: Educar na saúde é fundamental E, educar as crianças para terem uma melhor saúde, evitando os contágios por vírus, entre outros, é extraordinário, quando é feito de uma forma tão clara, tão atraente e tão lúdica. E é isso que estes vídeos pretendem. Se vir o vídeo até ao fim, vai verificar que há uma imensidade de vídeos no mesmo sentido.

    Pena que eu, com 62 anos, não tenha tido esta possibilidade de informação lúdica que me tivesse ensinado a compreender e prevenir certas doenças. Não estaria com um problema cardiovascular crónico e complicado, que me faz não poder ter uma vida mais activa, entre outras coisas.

    Mas, realmente, o que me leva a escrever-lhe, é comunicar-lhe que estive, em 1947 com a Gripe Asiática, uma pandemia que matou uma batalhão de gente em todo o mundo. Eu tinha dez anos. Em 1968, estava eu com 21 anos em Inglaterra e apanhei outra gripe pandémica, que fez muitas e muitas vítimas mortais: a Gripe de Hong Kong. De ambas as ocasiões, estive à beira da morte. E penso que, devido a essas gripes, fiquei com poucas defesas imunitárias e, digo-lhe, receio apanhar esta nova Gripe que deveria ser chamada de Gripe Mexicana pois, apesar de hoje haver mais meios para tratar as pessoas, tenho mais fragilidades e posso ter complicações que me podem conduzir à morte.

    Não, Não é uma gripe pseudo-epidémica. Ela é mesmo epidémica e já morreram muitas pessoas em várias partes do mundo. E o pior está para vir. Temos tido, felizmente, boas medidas tomadas pela DGS e muita sensatez em vários locais públicos. Até no Jumbo eu já vi desinfectantes…! E, pode crer, não dou beijos nem apertos de mãos.

    Ainda bem que existe a Indústria Farmacêutica. Senão, hoje faziam-nos o que faziam há muitos anos aos leprosos, aos que tiveram a peste negra e ao que queriam fazer, nalguns países – que foi abafado e, depois, felizmente denunciado e terminado -, aos com o vírus da SIDA. Os tuberculosos tiveram a sorte de não serem expulsos das suas casas, nem fechados nelas até morreram. Mas muitas mortes a tuberculose fez quando eu não era ainda nascida e continua a fazer, mesmo assim. Felizmente, há agora tratamento. Como, também, acabou a varíola devido às vacinas que são obrigatórias em Portugal, assim como outras doenças que matavam principalmente muitas crianças em todo o mundo.

    Já pensou que ainda se morre, principalmente em África e na América do Sul de malária?!

    Não entendo, desculpe-me, pessoas como o Vítor, que acham que a indústria farmacêutica só pensa nos lucros… Ai de nós que não pensassem! Não poderiam existir. Ainda bem que existem e que nos proporcionam o prolongamento da vida.

    Uma dependente da Indústria Farmacêutica, com os melhores cumprimentos,

    JOÃO

    ResponderEliminar
  3. Trabalho na área da saúde e considero epidémica quando atinge, no mínimo, mais de 10% da população, o que não é o caso; sendo eu, também 1 dependente da industria farmaceutica, não posso deixar de registar aqui que não escrevi que a mesma industria só pensa exclusivamente em lucros, mas tambem e principalmente por acaso; ora uns dos principios do socialismo é a repartição da riqueza e a dissolução das desigualdades sociais e o bem-estar da população o que contraria um dos principios do capitalismo, que a Sr.ª defende ao defender o lucro, assim como a desinformação e a falta de informação.
    Quero acrescentar que a saúde e a segurança pública são primordiais e não contesto a informação s/ a gripe H1N1 mas a lacuna sobre a invenção, que creio, que é mais esta doença e já agora as mutações genéticas que sofremos por via da industria farmaceutica e quimica alimentar.
    Ainda bem que está viva p/ me responder.
    Vítor Hugo

    ResponderEliminar
  4. Caro Vítor Hugo,

    Primeiramente, eu não sou Sr.ª. Sou João! Sou e serei sempre João em todo o lado e para toda a gente. E não defendo o capitalismo nem defendo o lucro desenfreado, assim como não defendo a desinformação e a falta de informação. A Indústria Farmacêutica dá emprego, tem que investir e tem que ter algum lucro para subsistir. A Indústria Farmacêutica é composta por pessoas como eu, como o Vítor Hugo… E, se não tivermos garantida a possibilidade de nos tratarmos, então não temos nada. Pouco se tem quando não temos saúde!
    Claro que epidemia é uma doença infecciosa que atinge, no mínimo, 10% da população nacional. E as gripes que eu referi atingiram mais do esse valor nos países onde as apanhei. Primeiro Portugal, em 1974; depois Inglaterra, em 1968. Acontece que ambas foram pandemias pois aconteceram epidemias em várias países do mundo, em todos os continentes.
    Aqui ainda não é epidemia, mas já é pandemia a nível mundial. Percebe a diferença. E não é epidemia porque esta gripe está a ser muito bem controlada e os órgãos de comunicação social, TODOS, estão a colaborar para a mais completa informação que eu já alguma vez assisti sobre uma doença que se espalha com facilidade.
    As pessoas estão a ter cuidados: não se beijam, tomam precauções em pegar nas coisas com toalhas de papéis, como por exemplo, nas bombas de gasolina a encherem os depósitos dos carros, enfim… Esgotam-se os desinfectantes porque as pessoas os estão a usar: vende-se mais o vulgar sabão azul e branco por ter um poder mais forte de desinfecção que o sabonete… Etc…. As pessoas estão mais conscientes e atentas e evitam, claramente, estarem com pessoas que estão engripadas.
    A minha sobrinha de 10 anos ficou com gripe e foi impedida de sair de casa mais a mãe, com quem está a vive. Nem a mãe, nem ela, saíram pelo período que lhes foi indicado pelo telefone, pela médica de família. Foi acompanhada pelo telefone, diariamente, pela sua médica. Quando foi tida a certeza que não corria risco de contagiar e que, talvez, nem tenha sido a Gripe Suína/Mexicana/A, então foi à médica que a aconselhou a ir a um pneumologista por acreditar que ela sofria de renite alérgica infecciosa. E é verdade. Tem o que eu, tia dela, tenho, mais o meu filho e quase todos os elementos jovens da minha família.
    Tudo isto para demonstrar que está muito “contida” a Gripe A; daí os casos serem pouco significativos e as mortes muito poucas, em Portugal. Mas ainda podemos vir a ter uma epidemia e o caso tornar-se descontrolado… Contudo, se tal não acontecer, melhor. Não será assim?! E tudo isto se deve aos bons profissionais de saúde e ao plano traçado pela DGS e, depois, seguido e aplicado.
    Podemos debater outra coisa. Fale-nos de si. Trabalha na área da saúde. O que faz realmente? Para mim não há ninguém que trabalhe na área da saúde que não seja um ser muito especial, desde a telefonista ao cirurgião mais conceituado.
    Obrigada por me desejar viva para lhe responder. Mas olhe que tenho estado mais morta do que viva!

    Obrigada!
    JOÃO

    ResponderEliminar
  5. Falar de mim seria inconclusivo à questão, sou admninistrativo na área da saúde; só queria acrescentar que o que escrevi inicialmente não contradiz o que a João escreve, visite: http://www.pandemia-h1n1.com/

    saudações blokistas
    Vítor Hugo

    ResponderEliminar
  6. Falar de ti, para mim, é muito importante, pois eu gosto de imaginar quem está do lado de lá. Passo para o tratamento por “tu”, que torna este tipo de relação mais fácil.

    Primeiro, se fosses médico, eu teria que ter a humildade de não discutir esta temática. Depois aprendi que és jovem - “Saudações blokistas” é de jovem e de velha como eu, que é jovem por dentro! -; também só os jovens começam os parágrafos com letra minúscula e escrevem nomes próprios com minúsculas, também,,, Isso eu não faço. Eu levo o PORTUGUÊS muito a sério! E fico fula com o desrespeito pela nossa identidade: a nossa LÍNGUA! És do Bloco de Esquerda, possivelmente militante, daqueles que levam a militância a sério, participando activamente. Isso é bom! Admiro os jovens que participam em acções cívicas e a política é uma causa muito nobre e uma das formas mais interessantes de exercício de cidadania.

    Eu, que estava identificada, estava em desvantagem contigo. Assim sinto-me mais próxima e pertencente à mesma família política. Claro que isto não quer dizer que vá estar de acordo contigo. Eu sou sempre do contra! (risos) É uma das minhas características.

    Fui ver o site que me indicaste. Lá está isto escrito:
    “A filosofia deste site é meramente informar, não lançar o pânico, não buscar seguidores nem lucro. Aliás penso que você deve viver o seu dia-a-dia normalmente, tranquilamente, sem pânico do futuro, mas simplesmente mantenha-se informado, pesquise, questione sempre… Nunca acredite em nada a 100% do que os média lhe disserem, você tem direito à dúvida, tem direito a pesquisar e a informar-se por si mesmo. (,,,)”
    Primeiro, todo o texto não estava assinado. Não há identificação dos autores do site. E há muitos que exerceram medicina, por esse mundo fora, até em Portugal, sem serem médicos.

    “A filosofia deste site é meramente informar, não lançar o pânico, não buscar seguidores nem lucro.” MENTIRA! Querem seguidores pois só apelam a que passemos a mensagem… E querem lucro porque até pedem donativos, apesar de estarem a ganhar por cada visita que têm, com toda a certeza. Também estão a lançar o Pânico… devagar, devagarinho…

    “Nunca acredite em nada a 100% do que os média lhe disserem, você tem direito à dúvida, tem direito a pesquisar e a informar-se por si mesmo.” VERDADE! Eu nunca acredito em nada a 100%; se acreditar 50%, já é muito! Às vezes acredito 0%! A minha cabeça é que me conduz. E faço pesquisas sobre tudo e sobre nada! Sigo a minha intuição e acredito nos especialistas portugueses.

    E vou-te dizer o que escrevi no meu Blog” Desfazer Nós, Criar Laços!...” a propósito dum vídeo que lá coloquei “A Dra Rauni Kilde Fala Sobre a “Conspiração” da Gripe Suína”. O vídeo foi-me enviado por mail e com “Ex-Ministra da Saúde da Finlândia – ASSUSTADOR” por ASSUNTO! Depois de ver e de ouvir o vídeo, escrevi isto:

    “Pois é, assustador, de facto, que os médicos possam alinhar em tramóias que prejudiquem os seus pacientes.
    Eu, como doente de risco, assinalada como das primeira a levar a vacina contra a Gripe A – que é “Suína”, mas que aqui só chamam de “A” -, primeiro nunca deixaria que me obrigassem a levar vacina alguma contra a minha vontade; segundo não admito ter uma médica em quem eu não ACREDITE!
    Por tudo isto, quando a altura chegar, vou-me aconselhar com a minha médica que é uma pessoa séria, responsável e que não alinha em conspirações.
    E cabe a cada um de nós tentar fazer as averiguações necessárias e exigir respostas!”

    Bem, Vítor, possivelmente nunca saberemos a verdade nua e crua de certas coisas e, muito menos, desta gripe. Mas que há Gripe Suína, há; que ela mata, mata! E que vai piorar, vai!...

    E, já agora, para terminar: Educar na Saúde é Fundamental!

    Fica bem e obrigada!

    Saudações Blokistas!
    JOÃO

    ResponderEliminar
  7. João (aceito tratá-la assim, mas não sou obrigado a tal)
    As seguintes frases são suas: "Ai de nós que não pensassem! Não poderiam existir." ao que respondo que assim está defender o lucro das empresas, o da industria farmaceutica então é gigante, mas claro que também tratam-nos. "A Indústria Farmacêutica é composta por pessoas como eu, como o Vítor Hugo… " ao que respondo que não trabalho nem colaboro nessa industria mas dependo dela, c/ pena minha pois preferia a homeopatia e outras alternativas mas sou obrigado, pelo estado, a ser dependente porque em Portugal não nos permitem escolher o sistema de saúde, descontar e declarar as despesas; a industria do armamento também gera emprego, devemos defendê-la?. Sobre a juventude tenho esse espirito, apesar de ter 45 anos, mas não começo os parágrafos por minusculas nem os nomes próprios.
    Reafirmo o que inicialmente escrevi deve-se também informar as pessoas do outro lado das questões, dos assuntos...
    Para terminar quero deixar claro que não estou a atáca-la mas a pôr questões à discussão.

    cumprimentos blokistas de 1 activista e eleito
    e passa bem
    Vítor Hugo

    ResponderEliminar
  8. “João (aceito tratá-la assim, mas não sou obrigado a tal)” - Só por isto eu digo: QUE MAU FEITIO! Estamos na blogosfera em que todos se tratam por tu… Mas enfim!

    Quando eu digo que "A Indústria Farmacêutica é composta por pessoas como eu, como o Vítor Hugo… ", quero-me referir que não é composta por gente de mau carácter, nem por bichos, nem por feras, nem por almas penadas, nem por deuses… Apenas por pessoas como tu e eu, de carne e osso, com famílias, com problemas,… e que empregam pessoas como tu e eu, que trabalham e dependem desse trabalho para viverem.

    Se queres passar para a discussão do armamento, abre um Tema, enviando uma mensagem electrónica para o nosso endereço deste Blog.

    Claro que tens razão ao defender que deve ser dada informação às pessoas sobre o outro lado das questões, dos assuntos… Mas não há apenas dois lados; nem preto e branco! Há uma infinidade de lados e uma paleta imensa de tons… Por isso, eu não me importo de andar a defender o mesmo e aceito que tu defendas as tuas ideias. Só que eu, por acaso, apesar de ter as minhas ideias feitas e não me deixar influenciar por ninguém, tenho, mesmo assim, uma evolução natural que acontece porque eu raciocino todos os dias sobre vários temas e, ás vezes, até mudo de opinião. Mas não é este o caso. O que quero dizer é que não sou fundamentalista, nem tenho as palas nos olhos que o partido me “pode querer” colocar ou que alguns militantes do partido pretendem colocar aos outros. Estou num partido onde a pluralidade é um dos valores que me faz ser BE.

    Mas quanto à vacina da Gripe Suína, estou cheia de dúvidas se a vou tomar ou não. Falarei com a minha médica e quero que ela ponha todas as cartas na mesa. E vou telefonar ao meu Cardiologista antes de ir à médica. Todos os anos tomo a vacina da gripe sazonal. O meu filho, de 37 anos, tomava também, por ser doente de risco. Aqui há uns 7 para 10 anos, houve uma pandemia e ele estava vacinado e apanhou a gripe que matou algumas pessoas em várias partes do mundo. Ele esteve muito mal. Mas não morreu! Ficou com uma pericardite e, desde aí, não mais quis tomar a vacina da gripe sazonal. Eu acho lamentável, pois tenho a certeza que ele teria morrido se não tivesse sido vacinado. Ele diz que esteve a morrer por causa da vacina; e que a pericardite também foi por causa da vacina. Ele tem a opinião dele, cada médico dele tem a sua e eu tenho a minha.

    Já percebi quem tu és: o Deputado eleito, pelo Bloco de Esquerda, à Assembleia de Freguesia do Feijó. Mas, confesso, pensei que fosses charnequense e Vítor Hugo fosse um “nickname”. Nem sempre eu me expus como agora, usando o meu nome completo. Se o faço, é porque estou já reformada. Tive Blogs em que usava “nicknames” e, às vezes, assinava JOÃO. Mas só.

    Aceito que não me estás a “atacar”. E podes sempre colocar questões à discussão. Mas, se forem questões que façam passar a imagem de um Bloco muito desavindo, então coloca-as no meu Blog “Desfazer Nós, Criar Laços!...”

    Parabéns pela tua eleição e felicidades no desempenho das tuas funções autárquicas!

    Até
    JOÃO

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pelos parabens. amigos como dantes.
    um abraço bloquista

    ResponderEliminar
  10. Olá a todos!
    "Em questões de saúde é preciso ser sempre muito sensato" – Francisco Louçã.
    Como houve aqui tanta discussão acerca destes temas, Saúde e Gripe A (Gripe Suína), eu aproveito este espaço para deixar uma matéria que saiu esta tarde no Jornal Público, on-line.
    Também ouvi nos diversos telejornais o Louçã a falar sobre a importância de se conter o alarmismo e esta epidemia, vacinando-nos.
    Fica, pois, a reportagem, que merecia estar num “POST” à parte, para ficar em destaque.
    JOÃO
    _________________________________

    “PUBLICO.PT
    25.10.2009 - 18:59 Por Lusa

    Gripe A: Louçã aceita vacinar-se e critica alarmismo

    O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considera que não faz sentido o alarmismo criado contra a vacina da gripe A e disse que aceita vacinar-se "com todo o gosto" na campanha que começa amanhã.

    Louçã considera que "o alarmismo sobre a gripe A não tem qualquer justificação"
    "Quem está em situação de saúde com risco deve ser prioritariamente vacinado, mas quem tem também muito contacto com outras pessoas deve aceitar a vacina, o que faço com todo o gosto, porque creio que é também uma responsabilidade combater esse alarmismo e dar o exemplo", afirmou.

    Francisco Louçã falava aos jornalistas em Anobra, no concelho de Condeixa, a segunda freguesia no país conquistada pelo BE nas últimas eleições autárquicas, a seguir a Salvaterra de Magos, onde se deslocou para contacto com os autarcas eleitos e a população.

    "Em questões de saúde é preciso ser sempre muito sensato. O alarmismo sobre a gripe A não tem qualquer justificação, é uma epidemia de gripe muito contagiante como tem havido outras epidemias de gripe todos os anos", disse o coordenador nacional do BE.

    Para além dos grupos de risco - onde se incluem as grávidas, as pessoas com doenças infecciosas ou limitações por idade e também aquelas que estão contacto intensivo com outros -, Louçã entende que todos os deputados deviam ser vacinados, assim como o Presidente da República.

    A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 arranca amanhã. Numa primeira fase, vão ser distribuídas 49 mil doses pelos grupos considerados prioritários.”

    ResponderEliminar