Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

sábado, 10 de outubro de 2009

VOTA SEMPRE! VOTA EM TI! Não fiques em Casa!

VAI VOTAR!

Para se viver num mundo mais respeitador, VOTAR que é um direito e simultaneamente um dever cívico que deve ser exercido como um acto de profunda alegria que, não tendo que ser um acto político é, contudo, um acto civil, e um imperativo da democracia e para a democracia.

Quem defende o não votar para provar o repúdio pelos partidos e /ou pelos políticos, pode participar no acto eleitoral votando em branco ou fazendo um voto nulo que pode ter, para quem o utiliza, um efeito de desabafo e, assim, um efeito libertador.

Mas eu não aconselho nem a Abstenção, nem o Voto em Branco, nem o Voto Nulo. E porquê? Porque com a Abstenção não conta a opinião de quem se abstém de votar e, se não contou, não tem o direito de reclamar das escolhas dos outros; com o Voto em Branco é um sinal que se dá que qualquer escolha serve e, para mim, também não tem direito de reclamar depois; com o Voto Nulo é um sinal que nenhuma das opções nos servem. E se nenhuma serve, então vão governar aqueles que votaram nulo, para ver como é bom dirigir-se os destinos da coisa pública e a responsabilidade pelos cidadãos…

Nunca se esqueçam que os Partidos Políticos são constituídos por pessoas como todos nós. E, em todos nós, há o bom e o mau. E precisamos ser GOVERNADOS! Escolhamos, portanto, aqueles que nos parecem ser os melhores para cada um de nós.

VOTA EM TI ! VAI VOTAR AMANHÃ!

O VOTO é por isso da máxima importância e a expressão mais básica dos direitos de cidadania. Mas incube a todos os cidadãos a participação cívica, depois, no nosso dia-a-dia, em que há dezenas e dezenas de possibilidades da nossa intervenção cívica. Nós temos que estar também vigilantes, para além de actuantes e participativos.

As estruturas cívicas e políticas falham porque os portugueses são, de uma forma geral, um povo constituído de pessoas "más" umas para as outras. Somos um povo de invejosos, não sabemos admirar um bom trabalho quando ele é prestado e estamos sempre prontos para dizer mal de tudo, sem pensarmos pela nossa cabecinha, mas seguindo aquele que consideramos mais… às vezes por uma questão tão caricata que, depois, arrependemo-nos quando já é tarde.

Tentamos muitos de nós criar situações de intervenção em grupo que falham por puro egoísmo de alguns que querem manipular e dominar os outros; que querem dividir para reinar!

Por isso eu digo e repito: todos nós podemos, individualmente mudar o mundo; só mudando, cada um de nós, as pequenas coisas, se pode chegar à MUDANÇA DAS GRANDES COISAS!

E, MUITO IMPORTANTE: a liberdade de escolha e de expressão. A troca de argumentos tem que ser constante entre os vários elementos dos grupos, da sociedade… Sem a liberdade de expressão e sem a autonomia individual de cada cidadão, não há democracia.

Não te abstenhas! Não fiques em casa! VOTA EM TI!

Mas se quiseres votar pelos valores que eu defendo, Vota BE!

JOÃO



Sem comentários:

Enviar um comentário