Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Artigo de Carlos Santos: DESTA VEZ...

Deixo-vos um Artigo do meu amigo Carlos Santos, publicado em 5 de Outubro de 2009, na COMUNA.
JOÃO



Desta vez...


Faltam poucos dias para terminar o ciclo eleitoral de 2009, com a realização das eleições autárquicas no próximo Domingo.

Nas eleições para o Parlamento Europeu, o PS sofreu uma grande derrota e o Bloco de Esquerda teve excelentes resultados, passando de um para três eurodeputados eleitos.

Nas legislativas, o PS perdeu a maioria absoluta, os dois partidos do "centrão" foram ambos penalizados e o Bloco voltou a ter uma importante vitória, elegendo o dobro dos deputados.

Esta subida do Bloco permitiu dar força a uma esquerda, que faz oposição coerente ao neoliberalismo, apresenta propostas de mudança e, para além disso, procura convergir forças e construir alternativa política.

O Bloco enfrenta agora a mais difícil batalha eleitoral: as eleições autárquicas. Mais difícil porque as eleições autárquicas são as mais exigentes, em termos de construção orgânica. Porque exigem a construção de alternativa política local, em muitos municípios e freguesias. Mais difícil também, e sobretudo, porque o Bloco tem afinal apenas dez anos, é o mais jovem dos partidos e também o mais jovem na sua composição social.

Mas desta vez o Bloco vai mesmo conseguir multiplicar o número de eleitos e afirmar-se como uma força autárquica, elegendo nomeadamente um forte conjunto de vereadoras e vereadores, em muitos e importantes concelhos do país. E, desde logo, em Lisboa e no Porto, concelhos simbólicos e onde a população muito necessita de alternativa a esquerda e de verdadeiros provedores dos cidadãos.

O reforço do Bloco nas autarquias significará igualmente um passo decisivo na luta pela reabilitação urbana e no combate aos excessos do betão e ao negocismo do imobiliário. Constituirá, enfim, um passo importante para a luta pela participação cidadã.
 Carlos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário