Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

opinião


O blog charnecabloco já provou que é um espaço de interacção livre, com um grafismo atraente, potencializador de energias e consciências locais. Estão, pois, de parabéns os promotores do blog. Espero que continuem depois das eleições como espaço de intervenção local e não só.
Quanto ao teu texto, Joaninha, digo-te que admiro a forma explícita e clara como abordaste o assunto. E estou completamente de acordo sobre o direito à diferença. Permite-me, no entanto, acrescentar que a prática deste conceito implica termos bem presente a tolerância e a liberdade (sem esquecer que esta acaba onde começa a do outro). É na dialéctica destes três valores que se alicerça uma sociedade mais justa, mais rica e mais solidária.
Quanto ao resto reservo-me a dar a minha opinião depois das eleições. Penso que é mais oportuno. O culpado fui eu uma vez que te espicacei, mas acho que compreenderás que o mais importante agora é dar espaço físico e mental às matérias eleitorais esperando o melhor para os nossos amigos.
armando 

4 comentários:

  1. olá Armando
    agradeço em meu nome e da equipa do BE Charneca de Caparica o teu incentivo relativamente ao blog. Ele foi criado expressamente a pensar em dois objectivos
    : 1º) podermos elaborar o programa eleitoral da freguesia de uma forma democrática, incluindo as ideias convergentes dos Charnequenses; 2º) prestar contas durante o próximo mandato (coisa que nenhum partido até hoje fez!).
    É no entanto natural que com o "andar da carruagem" este blog vá ampliando a sua acção a outros vectores.

    ResponderEliminar
  2. Armando,

    Eu também penso que estão de parabéns os promotores do blogue. Mas está na cara que eles são a Filomena Silva, gestora e criadora do blogue e a Maria João Silva e, pontualmente, o Bernardes-Silva que dão a sua contribuição, que é notória pelas palavras da cabeça de lista e pelas intervenções que fazem. Interrogo-me tanto: onde estarão os outros membros da lista? Pelo menos dois deles nem deram o rosto no panfleto. Coisa muito estranha, estar numa lista e não dar o rosto, não participar no blogue. Mas quem sou eu? Apenas uma bloquista de outras paragens, que está aqui para responder ao teu comentário. Mas, como bloquista, admira-me que quem representa o bloco de esquerda na Junta de Freguesia, não tenha dado resposta às questões que aqui foram, no início, colocadas e que ele e só ele poderia esclarecer. Também me espanta o Louçã ter estado uma, duas na mesma freguesia e em tantos lados do concelho de Almada e ter ignorado a Charneca de Caparica, a freguesia maior do concelho??????? É que foram três campanhas eleitorais seguidas para três actos eleitorais diferentes!!!!! Pergunto-me: quem elaborará o programa dos notáveis do bloco de esquerda no concelho de Almada? Será a Helena Oliveira?

    Aqui é que eu queria chegar: à Helena Oliveira. Por isso, antes de te responder, quero dizer que, como bloquista, tive vergonha da intervenção da Helena Oliveira no debate que deu ontem em directo na RTPN. Não sei se viste. Era digno de se ver. Tenho amigos em Almada e galerias onde exponho. É um suplício atravessar Almada, estacionar em Almada e, os lojistas, não vendem. Estão a falir aos poucos. Sei de pessoas de outras freguesias que vinham-se abastecer e fazer as suas escolhas em Almada e preferem ir para Lisboa. Trocaram o comércio de Almada pelo de Lisboa. Falei com muitos dos meus amigos e contactos no concelho almadense e, meu caro Armando, estão chocados com a forma como ela mandou que se enterrassem os carros que circulam em Almada, entre outros…

    Fui fazer pesquisa no google sobre a dita Helena Oliveira e procurar ler tudo o que podia e interrogar todas as pessoas que a conhecem: a senhora só anda de carro e pertence à classe média alta. Não tem o direito de falar em nome do bloco de esquerda o que comentou na televisão para todos ouvirem. Já no outro debate que passou noutro canal, TVI24, se a memória não me falha, ela deixou os almadenses de boca aberta. E não estou a falar de almadenses quaisquer. Estou a falar de almadenses bloquistas, daqueles que dão os votos ao bloco de esquerda. Eu não voto em Almada. Voto em Lisboa. Se votasse em Almada votaria em branco para a Câmara de Almada. Para qualquer freguesia, votaria bloco, claro, Mas na Charneca de Caparica, votaria Filomena Silva que se percebe o quão só está, não esquecendo do excelente trabalho que tem desenvolvido.

    Quanto à tua referência à minha pessoa, eu sou muito explícita e clara, em tudo. Já chega de tantos intelectuais falarem, falarem e os portugueses comuns não perceberem nada. E este blogue é lido por todas as camadas culturais.

    Em relação ao direito à diferença, podes acrescentar, à vontade “que a prática deste conceito implica termos bem presente a tolerância e a liberdade (sem esquecer que esta acaba onde começa a do outro). É na dialéctica destes três valores que se alicerça uma sociedade mais justa, mais rica e mais solidária.” Foi para me complementares que escreveste isso, ou foi por achares que eu não respeitava, de alguma forma, os limites que as minhas liberdades devem ter. Eu penso exactamente como tu. Eu penso e actuo de acordo com esses valores, que são os valores máximos de uma democracia.

    Espero ansiosamente para depois das eleições, para te ouvir/ler abertamente sobre todos os assuntos que queiras abordar. E este é um espaço bem simpático para se dialogar.

    Joaninha

    ResponderEliminar
  3. Joaninha,

    Nem sei o que te dizer… Eu ando tão doente, que deixei de poder andar na rua. E tenho pena de não estar a ajudar a Filomena Silva, o Bernardes Silva e o Carlos Lourenço… na campanha da distribuição e na troca de palavras olhos nos olhos, que têm feito pela Charneca de Caparica onde, afinal, devem estar pois é lá que eles estão em listas, não para disputarem lugares cimeiros, mas para darem o seu contributo de cidadania, como eu sempre dei e darei, mesmo que fique reduzida a uma cadeira de rodas… Por enquanto, não posso esforçar-me como o fiz, desde as legislativas, até há dias que tive que parar.

    Esta tarde vou tentar andar por aí, como fazia, mesmo que tenha que ir sozinha com o Carlos Lourenço.

    Mas, e só falo da Cabeça de Lista à Junta de Freguesia da Charneca de Caparica, e do Bernardes-Silva que, durante 10 anos, foi uma peça essencial do Bloco de Esquerda em todo o Concelho de Almada; eles não estão na luta para se servirem; NÃO estão na luta por uma carreira política, mas para servir a Charneca de Caparica. Já muito fizeram pelo Concelho de Almada. Mas o que o Concelho de Almada fez pela Charneca?!!!!

    Eu também andei a lutar por todo o Concelho de Almada e pela Charneca de Caparica. Deixei de poder, por motivos de saúde. Mas luto como posso pela Charneca de Caparica e a nível Nacional, pela Internet, que é um meio válido para se lutar pelas nossas causas político-sociais, tão válido como os outros, pois chega a muitos e atinge os portugueses no resto do mundo, como prova o GeoContador. Eu, nos meus Blogs, não preciso de contadores. Tive sempre “feedback” pelos laços que fiz e amigos que conquistei para as minhas causas.

    Não quero lugares cimeiros na lista nem me estou borrifando para a campanha, como outros da lista… Mas os meus 62 anos e os meus 35 anos de militância e luta política dão-me o direito de, quando a campanha acabar, fazer-me ouvir e dar a conhecer o quanto a CAMPANHA na Charneca ficou entregue, e bem, quase apenas a meia dúzia de elementos da lista encabeçados pela pessoa admirável que é a Filomena Silva.

    A todos apelo que votem no Bloco de Esquerda para a Junta de Freguesia da Charneca de Caparica, pois terão a Filomena ajudada pelo Bernardes-Silva, por mim, pelo Carlos Silva e por muitos dos que não estão nos lugares cimeiros da lista, mas estão para servir os Charnequeses, mesmo não sendo eleitos. Estamos por amor à luta, às causas, à Charneca e, sobretudo, por admiração à extraordinária mulher que é Filomena Silva.

    VIVA A FILOMENA SILVA!!!

    Abraço a todos
    JOÃO

    ResponderEliminar
  4. De facto eu que sou nascida e criada neste concelho de Almada, nesta freguesia da Charneca, sempre senti que a Charneca era uma parente pobre do concelho.
    Fala-se por aí que a Maria Emília nunca gostou desta freguesia. Sempre foi uma luta para conseguir escolas. Tínhamos que ir para a Sobreda, para o Monte, com maus transportes. Tantas crianças e jovens mortos por carros, pois tinham que ir para muito longe, mudando de transportes, naquele tempo, sem transportes escolares ou, na via rápida, sem passadeiras aéreas. Tantas vidas! Parece-me que os problemas dos transportes subsistem e as vagas nas escolas locais estão longe de serem suficientes para as nossas crianças e jovens.
    Eu voto bloco desde que o bloco existe. E tenho torcido para ter um(a) vereador(a) do bloco na Câmara de Almada. Mas será que esta candidata à vereação é capaz de perceber os problemas reais que existem no concelho e, particularmente na Charneca?
    Eu detesto andar de carro. Mas como aguentar 4, 5 e 6 transportes por dia para trabalhar, gastando em média 3 horas diárias para chegar ao local de trabalho e voltar a casa, quer atravesse a ponte de comboio, de camioneta, de barco. Os transportes na Charneca são uma porcaria, os horários espaçados e falham carreiras constantemente.
    Levar o carro para Almada para fazer compras é tarefa impossível pois o estacionamento não existe e perdemos horas a andar a pé, carregados. O melhor mesmo é rumar a Lisboa e fazer lá as compras, aos fins de semana, porque nos dias de semana não dá. Ninguém aguenta.
    Tanto eu como os meus amigos e vizinhos ficamos passados quando vimos os dois debates em que a candidata pelo bloco à Câmara Municipal, no primeiro, diz que no concelho não existe um problema de segurança. Mas em que mundo é que ela vive? Depois, no segundo, diz que os comerciantes não se queixam por causa do metro de superfície. Tanta coisa está mal com aquele metro de superfície! Não há ligações entre os vários transportes. O metro não serve, como foi dito e muito bem no debate, o Hospital que, aliás está muito mal servido por uns mini autocarros que se têm que pagar, mesmo tendo o passe L123 que é muito dispendioso e serve até Oeiras, serve até Corroios, mas não serve até à Costa, serve até Queluz, mas não serve até ao hospital!
    E vem a candidata do bloco ousar falar daquilo que faz falta para muitos trabalharem, pois muitos há em que uma das principais “ferramentas” de trabalho é o seu automóvel, como vendedores, médicos, professores, etc. e que se sentiram, como eu, ofendidos com a solução que ela dava aos carros: enterrá-los!
    Quem olha para os problemas dos cidadãos e vê assim as soluções, não merece o nosso voto. Eu votarei Bloco para a freguesia da Charneca. Mas não sei se darei o meu voto à Helena Oliveira!
    Sara

    ResponderEliminar