Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Gripe A: Louçã aceita vacinar-se e critica alarmismo


"Em questões de saúde é preciso ser sempre muito sensato" – Francisco Louçã.
25.10.2009 - 18:59 Por Lusa

Olá a todos!
Como tem havido tanta discussão, tanta polémica e tanto alarmismo acerca destes temas, Saúde e Gripe A (Gripe Suína), eu aproveito este espaço para deixar uma matéria que saiu ontem à tardinha no PUBLICO.PT.
Também ouvi, nos diversos Jornais Televisivos, Francisco Louçã e João Semedo (médico) falarem sobre a importância de se conter o alarmismo e esta epidemia, vacinando-nos.
Fica, pois, a reportagem.
JOÃO
________________________________________
Miguel Madeira
O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considera que não faz sentido o alarmismo criado contra a vacina da gripe A e disse que aceita vacinar-se "com todo o gosto" na campanha que começa amanhã.
Louçã considera que "o alarmismo sobre a gripe A não tem qualquer justificação".

"Quem está em situação de saúde com risco deve ser prioritariamente vacinado, mas quem tem também muito contacto com outras pessoas deve aceitar a vacina, o que faço com todo o gosto, porque creio que é também uma responsabilidade combater esse alarmismo e dar o exemplo", afirmou.

Francisco Louçã falava aos jornalistas em Anobra, no concelho de Condeixa, a segunda freguesia no país conquistada pelo BE nas últimas eleições autárquicas, a seguir a Salvaterra de Magos, onde se deslocou para contacto com os autarcas eleitos e a população.

"Em questões de saúde é preciso ser sempre muito sensato. O alarmismo sobre a gripe A não tem qualquer justificação, é uma epidemia de gripe muito contagiante como tem havido outras epidemias de gripe todos os anos", disse o coordenador nacional do BE.

Para além dos grupos de risco - onde se incluem as grávidas, as pessoas com doenças infecciosas ou limitações por idade e também aquelas que estão contacto intensivo com outros -, Louçã entende que todos os deputados deviam ser vacinados, assim como o Presidente da República.

A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 arranca amanhã. Numa primeira fase, vão ser distribuídas 49 mil doses pelos grupos considerados prioritários.”

3 comentários:

  1. Acrescento aqui uma rectificação:
    o BE não tem 2 freguesias mas uma freguesia (a de Anobra) e uma câmara (a de Salvaterra de Magos). Este erro deve-se aos jornalistas.

    cumprimentos blokistas
    Vítor Hugo

    ResponderEliminar
  2. Vitor,

    Obrigada pela comentário. Eu devia tê-lo feito, quando coloquei a notícia. Mudar o texto não podia, nem devia. Mas já estava muito cansada para me lembrar de não me esquecer... Estou mesmo velha!

    Na verdade os jornalistas cometem muitos erros. Deve ser devido à pressão em que vivem.

    Ainda bem que estás muito atento.

    Obrigada!
    JOÃO

    ResponderEliminar
  3. No PUBLICO.PT, a frase do dia, que vos deixo no final, é aquilo que, de facto, agora poder-nos-ia e dever-nos-ia inquietar: saber do risco-benefício da vacina à Gripe A (Suína) e não a causar pânico sobre se a Gripe foi fabricada ou não.

    Nenhuma gripe é fabricada. As gripes, ao longo dos tempos, têm sofrido mutações, como tudo tem sofrido, na humanidade e a vida na terra.

    Alarmismos e mensagens profundamente perniciosas, mentirosas e sem fundamento científico, podem pôr em causa a salvação de vidas.

    Já morreram, da Gripe A (Gripe Suína), 5.700 pessoas – estas as que foram contabilizadas – e, das que receberam vacina, só consta que tenha morrido um menino, no estrangeiro, por problemas genéticos desconhecidos até então. Por isso, parece-me que o benefício da vacina é maior do que o seu risco. E vai evitar que o vírus se espalhe e cause uma mortandade a nível mundial.

    Eu todos os anos fui vacinada contra a “Gripe Sazonal”. Esta nova vacina não é mais do que uma vacina sazonal, mas fabricada com muita rapidez e muito empenho dos cientistas e de todos os trabalhadores envolvidos na mesma. Em vez de os louvarmos, estamos a levantar suspeitas sobre a comunidade científica que tem sido a salvação da humanidade porque faz com que as pessoas cheguem, hoje, mais longe na idade, e com melhor estado de saúde.

    Quem tem Internet e reencaminha mensagens “medonhas”, de causar o pânico contra a vacina, tem muitas responsabilidades, pois não cabe aos leigos causar o pânico.

    Deixo, então, a frase com que eu concordo em absoluto.

    Abraço
    JOÃO
    ____________________________________________

    A FRASE
    “"A discussão em torno da gripe A já não é sobre a doença, mas sim sobre a cura. Por isso, é necessário um esclarecimento cabal sobre o risco-benefício da vacina".
    Pedro Ivo Carvalho, "Jornal de Notícias", 30-10-2009

    ResponderEliminar