Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Urge dar vida ao Palácio do Sola (Quinta de Monserrate)


O Palácio do Sola mais conhecido por alguns como Quinta de Monserrate, foi construído no séc. XVIII,  pertenceu à família do empresário teatral Vasco Morgado e actualmente apresenta-se abandonado e parcialmente em ruína. Reza a história que em tempos, neste Palácio, fizeram-se grandes espectáculos de teatro com a grande actriz Laura Alves.

Somos a favor da recuperação deste imponente edifício e terreno circundante que poderia ser um orgulho para os Charnequenses e uma centralidade cultural! Quiçá poderia integrar a Ludoteca, uma sala de cinema, um anfiteatro e ainda uma Loja do Cidadão?
Note-se que desconhecemos qual a situação deste património...Apenas constatamos que ele existe, está em ruína e faz doer a alma que assim continue...

1 comentário:

  1. Lembro-me muito bem vir para casa pela antiga EN e passar pelos portões da Quinta de Monserrate e, muitas e muitas vezes, vê-los abertos a receber filas de carros para grandes festas e tertúlias, entre outros eventos, que eram muitos habituais… Dava sempre vontade espreitar para a enorme Mansão/Solar que se via e que fiquei agora a saber ser um palácio. Sei que após a morte de Laura Alves já não era tão frequente ver-se vestígios de festas… Mas tudo parecer parar depois da morte do empresário Vasco Morgado (pai), um dos maiores empresários de sempre. Comparável a Vasco Morgado, só mesmo Filipe La Féria…O filho de Vasco Morgado e Laura Alves, conhecido pelo Vasquinho, também empresário, Vasco Morgado Júnior, não sei se vendeu a Quinta de Monserrate se a deixou vandalisar. Sei que ela foi completamente vandalisada.
    Por curiosidade, deixo-vos um “POST” num Blog “Oficina das Ideias” - http://ideotario.blogspot.com/2003_12_01_archive.html, em que o autor e gestor do Blog, Vicktor, que vive na Charneca de Caparica, Almada, Portugal e se define como “nómada caminhante das terras do "sem fim" pelo sol se orienta nos trilhos dos afectos” escreve um pouquito sobre a Quinta de Minserrate.
    JOÃO

    fragmentos para a história da minha terra
    Pesquisa e comentários sobre o que foi publicado, no decorrer do tempo, de autores diversos, relevante para a história da Charneca de Caparica


    A Comissão de Festas de Charneca de Caparica organizava anualmente as Festas Tradicionais que começaram por se realizar na Quinta de Monserrate, então da propriedade do empresário teatral Vasco Morgado.

    Era este senhor muito ligado às artes cénicas, especialmente ao teatro musical e de revista, estando a seu cargo a exploração do saudoso Teatro Monumental, em Lisboa. Esse facto, e por ele ser a maioria das vezes o mordomo das Festas da Charneca, trazia até esta aldeia rural da margem sul do Tejo muitos forasteiros.

    Nessa época, e estamos a falar entre os anos 40 e 70 do Século passado, organizavam-se também os círios de peregrinação anual à Senhora do Cabo, no Cabo Espichel, que seguia um percurso ainda hoje referenciado por um marco quilométrico existente na Charneca de Caparica, junto ao Mário Casimiro, mas cujo traçado por muito deteriorado é praticamente desconhecido das gentes que hoje aqui vivem.

    Conta-se, recordam os mais velhos da terra, que o círio vindo de Alcabideche com destino ao Cabo Espichel se encontrava com o da Charneca nas imediações da quita de Monserrate seguindo o restante percurso em conjunto.

    Da tradição popular encontrámos esta quadra dispersa em documentação avulso:
    O Velho de Alcabideche
    E a Velha da Caparica
    Foram à Rocha do Cabo
    Acharam prenda tão rica

    Posted by Vicktor
    Dezembro 20, 2003

    ResponderEliminar