Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Lançamento do Livro Economia(s) de Francisco Louçã e José Castro Caldas


Hoje, 14 de Janeiro de 2010, pelas 18h30, terá lugar o lançamento do livro "Economia(s)", da autoria de Francisco Louçã e José Castro Caldas, na Livraria Almedina - Atrium Saldanha, em Lisboa.


No Centro de Estudos Sociais (CES)
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
(em Destaques)

Lançamento do livro Economia(s)

No dia 14 de Janeiro, pelas 18.30 horas, na Livraria Almedina, Atrium Saldanha, Lisboa será apresentado o livro “Economias” da autoria de Francisco Louçã e José Maria Castro Caldas, investigador do CES.

A obra será apresentada pelo Professor João Ferreira do Amaral.

Resumo
Este livro serve para estudar EconomIa. É destinado aos que estudam nos primeiro anos do ensino superior, mas também aos que simplesmente querem saber como funcionam as economias modernas. É portanto escrito para ser lido por qualquer pessoa interessada.

Difere de outros em vários aspectos e por vários motivos. Em primeiro lugar, foi escrito tendo em consideração a realidade da economia global, mas também a da União Europeia. Em segundo lugar, usa a economia portuguesa como material de trabalho. Em terceiro lugar, recusa uma visão monolítica da Economia, que a apresenta como o estudo de uma ciência irrefutável acerca de economia da mercado. Pelo contrário, nele apresentamos a Economia como uma ciência social em desenvolvimento, plural, cheia de contradições vivas, que estuda mercados, instituições e actividades económicas e que se orienta para a resolução de problemas sociais.

Assim, este livro abrange os principais tópicos tratados pelos restantes do mesmo tipo – procura, oferta, regulação e trocas-, mas acrescenta uma abordagem histórica, emprírica e factual que evita as teorias excessivamente simplificadoras. E conta a história destas ideias através dos seus protagonistas.

Um livro não ensina tudo. Mas se for bem sucedido, ensina a aprender a dá as pistas necessárias para que o estudante prossiga a sua descoberta de conceitos, de técnicas e de teorias.

Francisco Louçã
Economista, professor catedrático no Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa. Principais obras publicadas: The Years of High Econometrics – A Short History of the Generation that Changed Economics (2007), Ciclos e Crises no Caapitalismo Global – Das Revoluções Industriais à Revolução da Informação, com Chris Freeman, da Universidade do Sussex (2002), Coisas da Mecânica Misteriosa (1999) e Turbulência na Economia (1997).

José Castro Caldas
Economista, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professor no ISCTE entre 1986 e 2007. Publicou Escolha e Instituições – Análise Económica e Simulação Multiagentes (2000).
---------------------------------------------------------


O primeiro capítulo do livro Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário