Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Centro de Almada vai ter Transportes Urbanos Flexíveis - Para quando Mini-Autocarros para a Charneca de Caparica?!

Há muito que desejávamos mini-autocarros para circularem por dentro da maior freguesia do concelho de Almada: a Charneca de Caparica. Não precisam de ser eléctricos. Têm é que chegar às ruas estreitas e à Charneca que não tem transportes... nem os ouvem, sequer, passarem... Os Charnequenses agradeciam muito!
JOÃO
Centro de Almada terá transportes urbanos flexíveis
 Ambiente

A Câmara Municipal adquiriu dois mini-autocarros eléctricos que brevemente funcionarão em Almada Centro, inclusive na zona pedonal da cidade.

A Câmara Municipal de Almada adquiriu dois mini-autocarros eléctricos, vocacionados para funcionar em centros históricos. Esta aquisição foi objecto de co-financiamento por parte do Governo português, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), em resultado de uma candidatura bem sucedida, apresentada pela Câmara Municipal de Almada ao programa de Mobilidade Territorial.

As dimensões e capacidade de manobra destes mini-autocarros eléctricos permitem a sua circulação em ruas estreitas como as da zona histórica de Almada. A ausência de emissões gasosas e o baixo ruído emitido por estes veículos eléctricos reduzem o impacto associado à sua circulação numa zona urbana sensível, tornando-os um meio de transporte prático e eficiente nestes locais.

Nesta fase do processo, em que se aguarda a entrega das viaturas, a Agência Municipal de Energia de Almada juntamente com o Município estão a elaborar um estudo de procura para a implantação deste novo serviço de transporte, denominado FLEXIBUS.

O que são transportes urbanos flexíveis?

Os transportes flexíveis caracterizam-se por funcionar sem paragens nem horários fixos, recolhendo os passageiros a pedido na rua ou por marcação prévia. A gestão deste tipo de sistema de transportes normalmente utiliza tecnologias de informação e comunicação, de modo a aumentar a sua eficiência e proximidade ao cidadão.

A aposta neste inovador modo de transporte foi potenciada pela participação de Almada no projecto europeu FLIPPER, Serviços de Transporte Flexível e Plataforma TIC para a Eco-Mobilidade em Áreas Urbanas e Rurais na Europa. O projecto é co-financiado pelo Programa Europeu INTERREG IVC e tem como objectivo conceber e desenvolver serviços de transporte urbano flexível e a pedido.

Para além da Câmara Municipal de Almada, participam no projecto Flipper 11 entidades de diversos países europeus, coordenadas pela Autoridade de Transportes Públicos de Bolonha (Itália). O projecto compreende também a participação em acções de formação, workshops e visitas técnicas sobre este tema.

O próximo evento público do projecto, será o Workshop “Serviços de Transporte Urbano Flexível”, que decorrerá em Almada no próximo dia 23 de Março e contará com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros, que apresentarão a sua experiência na operação deste tipo de serviço inovador.

Inquérito Flexibus – Colabore!

Durante os meses de Fevereiro e Março, decorrerá um inquérito de rua, com o qual se pretende recolher informação que permita caracterizar as necessidades de transportes dos residentes no centro de Almada e Almada Velha. A informação obtida será utilizada para dimensionar o serviço de acordo com as necessidades dos seus potenciais utilizadores.

Caso seja abordado por um dos inquiridores, participe!

Mais informações
AGENEAL - Agência Municipal de Energia de Almada
Tel. 21 272 23 80
E-mail: ageneal@ageneal.pt
http://www.ageneal.pt/
www.m-almada.pt/ambiente
www.interreg4cflipper.eu/
04/02/2010

Fonte: CMA

Sem comentários:

Enviar um comentário