Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Utentes Exigem Melhores Transportes Públicos no Concelho de Almada e Reclamam Criação de Passe Intermodal

Da Edição N.º 209, de 23 de Fevereiro a 01 de Março de 2010, retirei a notícia cujo assunto está em título e que vos deixo, em recortes.
Quem tem vivido, como eu, desde 1974 na Charneca de Caparica, trabalhava em Lisboa, com toda a sua família em Lisboa, e tinha que fazer deslocações diárias e aos fins-de-semana e feriados para a margem norte do Tejo, ora usando carro próprio, ou andando em 6 transportes públicos diários, sabe tudo sobre horários, carreiras, ofertas de transportes, ligações, modalidades de pagamento, horas infinitas de espera por um ou mais transportes que falham, de horários de transportes tão espaçados que dava para ir ao Porto, em certas alturas do dia e da noite, de falta de passes intermodais convenientes, de 4, 5, 6 e mais, por vezes, horas passadas nos transportes diariamente...
Viver na Charneca de Caparica é um horror se tiver que trabalhar em Lisboa e penso que noutros locais do Concelho ou no Distrito.
Nem direito temos de ir para as praias da Costa de Caparica num só transporte!
Não temos direito a ir ao cinema com facilidade! Temos um Almada Fórum que, para se lá chegar, os transportes directos é apenas um, o que vai para a Praça de Espanha e que, se voltarmos com compras, como eu tinha que fazer, nem cabia no autocarro que já vinha cheio de Lisboa e não tinha espaço para acondicionar as compras...
Na Charneca da Caparica, ou somos ricos, ou temos que nos sacrificar para ter um carro e, no meu caso que nunca quis tirar a carta, tenho que me sujeitar a boleia de marido se não quero ou não posso estar horas a fio à espera dos transportes.
Com o passe L123, que era dispendioso, não conseguia ir de comboio, se quisesse. O passe não dava. Com os passes que dão para o comboio, não podia usar este ou aquele trnsporte, em Lisboa, ou mesmo aqui, que poderia usar com o L123!
Aqui, neste concelho tão mal servido de transportes, tirando a cidade de Almada que é uma excepção, nem o passe L123 me dava para subir a rampa para ir ao Hospital nos autocarros que faziam esse percurso!
De facto, os transportes aqui neste concelho, e especialmente na Charneca de Caparica, são do pior que vi na minha vida! Para a Charneca escolhem os transportes mais sujos, mais velhos que sobram das outras freguesias. Até chove em alguns; noutros vê-se o chão da rua através dos buracos nos pisos do autocarro.
E depois, ter autocarros mais pequenos para circularem por dentro da freguesia e nos levarem aos locais onde não passam carreiras algumas, é um luxo a que nós, Charnequenses, não estamos acesso, por mais pedidos que sejam feitos.
Viver na Charneca, não ter carro ou não ser rico, e querer ter uma vida social e cultural activa é praticamente impossível! Uma vergonha!
JOÃO
Clica 2 vezes sobre as imagens para as aumentares

Sem comentários:

Enviar um comentário