Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Pordata: Base de Dados Portugal Contemporâneo - Um Site da FFMS

Temos, a partir de hoje, um site novo e que me parece bastante interessante e útil.
Pertence à Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) que tem António Barreto como seu Presidente do Conselho de Administração.
O novo site é a PORDATA, ou seja, uma Base de Dados Portugal Contemporâneo, destinada a todos com acesso à Internet e que se interessam por conhecer, por exemplo, os dados estatísticos do seu país, Portugal.
É pois uma fonte de informação nova que, sabendo ser utilizada, poderá ser, de facto, um serviço público.
Pelo que pude observar, esta Base de Dados PORDATA começa para já com 12 (doze) áreas temáticas que são:
Contas Nacionais; Contas do Estado; Cultura; Educação; Emprego e Mercado de Trabalho; Empresas e Pessoal; Justiça; Habitação e Conforto; População; Protecção Social; Rendimento e Despesas Familiares; Saúde.
Penso que não falhei nenhuma área temática.
Os dados podem ser vistos sob a forma de percentagens, tabelas, gráficos estáticos e dinâmicos… Enfim, sob a forma mais variada e que nos for mais conveniente.
Vão lá e comecem a experimentar a PORDATA.
Fica uma nota do Presidente do Conselho de Administração da FFMS.
JOÃO

Fundação Francisco Manuel dos Santos
FFMS

A PORDATA, Base de Dados de Portugal Contemporâneo, foi organizada pela FFMS, Fundação Francisco Manuel dos Santos. Esta foi criada em 2009 pelos seus fundadores, Alexandre Soares dos Santos e sua família, descendentes de Francisco Manuel dos Santos, a cuja memória decidiram consagrar a fundação.
A FFMS tem como objectivo promover o estudo, o conhecimento, a informação e o debate público, procurando assim contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o melhoramento das instituições públicas e o reforço dos direitos dos cidadãos.
Por vontade do fundador e por decisão dos seus órgãos sociais, o Conselho de Curadores e o Conselho de Administração, a fundação deve guiar-se na sua actividade por critérios de isenção, independência e rigor.
A fundação espera, no cumprimento do seu dever, dar um contributo para a formação de opiniões livres, condição de progresso da sociedade e dos cidadãos. De acordo com os estatutos, com a “Carta de Princípios” e com a vontade do fundador, a FFMS entende que o progresso das sociedades depende muito da participação dos cidadãos e do debate sobre todas as questões que lhes dizem respeito e lhes interessam. Ora, a participação e o debate estão condicionados pelo conhecimento dos factos e pela posse das informações relevantes. Na verdade, o debate público criativo é o que se processa, sem obstáculos, entre pessoas livres e opiniões informadas.
A PORDATA traduz a prioridade das actividades da fundação nos seus primeiros anos de existência: consagrar uma parte importante dos seus recursos e dos seus esforços à recolha, à organização e à divulgação de informação sobre Portugal e os portugueses.
A PORDATA é o primeiro contributo da FFMS para esse debate público. A direcção deste projecto foi confiada a Maria João Valente Rosa. As informações divulgadas são provenientes de todas as fontes oficiais e certificadas. O esforço da fundação consiste em recolher e organizar a informação disponível, tornando-a o mais possível clara e acessível. A fundação entende que assim presta um serviço público, sem qualquer custo para o utilizador. Todas as críticas, correcções e sugestões serão bem-vindas.

António Barreto
Presidente do Conselho de Administração

Sem comentários:

Enviar um comentário