Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Contamos contigo para a eleição de 4 deputados pelo círculo de Setúbal !!!

As eleições legislativas portuguesas de 2009 serão realizadas no próximo domingo, dia 27 de Setembro. Esta data foi definida pelo Presidente da República (Aníbal Cavaco Silva) a 27 de Julho de 2009. O governo que sairá eleito em consequência deste acto eleitoral será o 18º Governo Constitucional de Portugal. A campanha eleitoral para as legislativas decorre até ao dia 25 de Setembro inclusivè.

Os partidos e coligações que vão concorrer são os seguintes (listados por ordem alfabética) :
  1. Bloco de Esquerda (BE)
  2. CDS - Partido Popular (CDS-PP)
  3. CDU - Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) (coligação do Partido Comunista Português (PCP) e do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV))
  4. FEH - Frente Ecologia e Humanismo (MPT-P.H.) (coligação do MPT - Partido da Terra (MPT) e Partido Humanista (PH))
  5. Movimento Esperança Portugal (MEP)
  6. Movimento Mérito e Sociedade (MMS)
  7. Nova Democracia (PND)
  8. Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP)
  9. Partido Nacional Renovador (P.N.R.)
  10. Partido Operário de Unidade Socialista (POUS)
  11. Partido Popular Monárquico (PPM)
  12. Partido Social Democrata (PPD/PSD)
  13. Partido Socialista (PS)
  14. Partido Trabalhista Português (PTP)
  15. Portugal pro Vida (PPV)
Pelo círculo eleitoral de Setúbal, o BE apresentou uma lista de candidatos, sendo os 4 primeiros :
1. Fernando José Mendes Rosa, 63 anos, Professor universitário
2. Mariana Rosa Aiveca Ferreira, 55 anos, Assistente administrativa
3. Jorge Duarte Gonçalves da Costa, 33 anos, Jornalista
4. Fernando Correia Sequeira, 47 anos, Técnico especializado de produção automóvel

Se tod@s quisermos, estas serão as nossas vozes na Assembleia da República!
VOTA EM TI! VOTA BE!

7 comentários:

  1. Lista do Bloco de Esquerda à Assembleia da República - 2009 - pelo Círculo Eleitoral de Setúbal

    1. Fernando Rosas, 63, Professor Universitário - Deputado à AR, Membro da Comissão Política e da Mesa Nacional do BE
    2. Mariana Aiveca, 55, Funcionária Pública - Deputada à AR, Membro da Comissão Política e da Mesa Nacional do BE; Membro do Conselho Nacional da CGTP
    3. Jorge Costa, 33, Jornalista - Membro da Comissão Política e da Mesa Nacional do BE
    4. Fernando Sequeira, 47, Técnico de Produção Automóvel na Autoeuropa - Membro da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa
    5. Sandra Cunha, 36, Socióloga - Membro da AF da Quinta do Conde
    6. Joaquim Raminhos, 56, Professor - Vereador na CM da Moita
    7. Alice Brito, 55, Advogada - Membro da Mesa Nacional do BE
    8. Ricardo Caçoila, 32, Técnico de Tráfego - Deputado Municipal na AM do Montijo
    9. Helena Oliveira, 46, Técnica Superior de Informática - Membro da Comissão de Trabalhadores das Páginas Amarelas. Deputada Municipal na AM de Almada. Membro da Mesa Nacional do BE.
    10. João Madeira, 53, Professor - Membro do Movimento Escola Pública. Membro da Mesa Nacional do BE
    11. Almerinda Bento, 58, Professora - Membro da Direcção Regional de Setúbal do SPGL; Membro da Direcção da UMAR; Membro da AF da Amora.
    12. Maria do Rosário Vaz, 63, Professora Aposentada do Ensino Superior - Membro da AF do Barreiro
    13. Cipriano Pisco, 54, Soldador - Montijo
    14. Luís Filipe Pereira, 56, Técnico Industrial no Arsenal do Alfeite - Deputado Municipal na AM de Almada
    15. Ana Sartóris, 28, Mestranda de Psicologia Clínica - Palmela
    16. Carlos Macedo, 32, Engenheiro Químico - Sesimbra
    17. Jaime Pinho, 53, Professor - Membro do Movimento Escola Pública; Delegado Sindical do SPGL
    18. Nádia Lopes Penas (independente), 30, Professora - Alcácer do Sal
    19. Leonardo Silva, 28, Técnico Profissional de Realização Audiovisual - Setúbal
    20. Francisco Roque, 41, Economista - Deputado Municipal na AM de Santiago do Cacém
    21. Joana Pereira da Silva (independente), 26, Actriz - Santiago do Cacém
    22. Joana Sales, 28, Técnica de Documentação - Almada


    Esta é uma Lista formada por pessoas responsáveis, com muito serviço e intervenção em prol da comunidade, não só local, como nacional, equipa consciente dos desafios que enfrenta o cargo de deputado da AR, alguns com provas dadas, e que fazem falta para reforçar a voz do Bloco de Esquerda na AR, voz que tem tido uma importância fulcral até para denunciar as injustiças de uma governação mal conduzida e para uma contribuição importante na elaboração das leis que nos regem.

    Não fiquem em casa. Votem Bloco de Esquerda!

    JOÃO

    ResponderEliminar
  2. NÃO FIQUEM EM CASA:
    - VÃO VOTAR!
    - VOTAR TÃO É FÁCIL!
    - VOTAR É TÃO GRATIFICANTE!

    Vivi anos em ditadura, de sem hipótese de escolha. Quando me apanhei no pós 25 de Abril eu não deixei, NUNCA, de exercer o meu direito e dever de cidadania: VOTAR! Votei sempre e, mesmo doente ou ausente, lá estive em cada dia marcado para Eleições ou Referendos. E assim sempre será até partir...

    Não vou aqui incentivar o voto no Bloco de Esquerda. Cada um é livre e dono do seu voto! Venho pedir que não se abstenham, pois eu tenho este lema: quem vai às urnas deitar o seu voto, mesmo branco ou nulo, tem o direito de se manifestar, espernear, reclamar; quem não vai porque não quer, não tem o direito de abrir a boca para reclamar de nada! Não podemos desperdiçar os valores mais importantes conquistados pela Revolução de Abril:

    LIBERDADE e DIREITO AO VOTO!

    Nas eleições Legislativas não votamos só para um Primeiro-Ministro: votamos para eleger O Parlamento Português, a Assembleia da República, Órgão de Soberania do País, que tem competências no campo da produção e alteração da legislação, função muito importante para o funcionamento da sociedade, a fiscalização do cumprimento das Leis e da Constituição e, entre outras competências, o de acompanhar a actuação do Governo...

    Não precisamos de ter uma maioria absoluta para que o Governo possa governar bem. Temos que ter é deputados honestos, com ética, credíveis, empenhados. Há-os em todas as forças representadas no Parlamento. Mas são casos raros. Mas a escolha é vossa e, também, a do Programa de Governo.

    Eu conheço bem os deputado do BE e são todos empenhados em servir a nação sem se servirem a si mesmos; e o seu programa vai de encontro às minhas escolhas e aos meus anseios para Portugal. As tais chamadas causas fracturantes são o que mais me estimulam a lutar por elas, pois são elas que fazem com que uma sociedade seja mais justa. Lutar pela inclusão da diferença é lutar para que a diferença não se transforme em exclusão. E todos temos direito de ser diferentes!

    A participação política é uma missão que devia ser desenvolvida com o sentido de luta pela melhoria das condições sociais, económicas, culturais do povo, e não apenas de alguns elementos da sociedade.

    A ideia de cidadania activa é fruto de movimentos socialistas pela luta por conquista dos direitos universais. São os partidos de esquerda, baseados no socialismo democrático, que melhor servem o povo. E o povo tem que conviver bem com a política e aceitá-la como necessária para o seu desenvolvimento; mas com a sua participação! Mas se uma grande percentagem do nosso povo nem sequer vai votar! Mas gosta muito de reclamar!...

    Até!
    JOÃO

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde a todos!

    Venho reforçar o pedido para não ficarem em casa no dia das eleições porque quem decide és tu, tu, tu e tu...

    Não é legítimo nem justo que deixes as tuas escolhas pessoais, numa acção tão importante como é o voto eleitoral, nas mãos de terceiros, pessoas com quem, de certeza, nem sequer tens afinidade e que defendem outros interesses para o país, que não os teus.

    PÁRA! ESCUTA! E OLHA! Olha à tua volta! Como quando tens que atravessar a linha do comboio… Não te deixes atropelar, esmagar, silenciar!!! És tu quem decides! És tu quem mandas! O teu voto é teu e só teu!

    Vai, pois, exercer o teu dever maior como cidadão responsável. A escolha é tua! Vai votar no dia 27 para ajudares a eleger quem queres que te represente.

    Encontrei neste blog “JUNTAR FORÇAS... PELA CHARNECA DE CAPARICA!” um inquérito muito interessante que diz algo que eu já sabia, mas que tu podes não saber ou não ter a plena consciência disso. Ora lê bem e medita:

    “Sabias a diferença entre abstenção, voto em branco e voto nulo?
    (abstenção = não conta a minha opinião;
    voto em branco = qualquer um me serve;
    voto nulo = nenhum me serve).
    Não te abstenhas! Não fiques em casa!
    VOTA EM TI! Vota BE!”

    Eu também voto BE; mas podia votar noutra força política. O que interessa é que não fiques em casa e vás votar. O teu voto conta!

    Saudações democráticas

    SARA

    ResponderEliminar
  4. TENHAM UM BOM DIA DE REFLEXÃO!

    Muitas vezes pensei ser desnecessária a existência de um dia de reflexão antes de um acto eleitoral. Ainda não sei, com 62 anos, se este dia de reflexão é ou não, de facto, importante para os indecisos e aqueles que vão ao sabor da corrente terem a oportunidade de parar um pouco e escutarem o que lhes vem de dentro do seu ser, em vez dos desafios, demagogias, artimanhas, mentiras, etc..
    Eu sempre soube onde votar. Nunca tive dúvidas e nunca faltei a nenhum acto eleitoral. NUNCA! Mas apercebo-me que eu sou uma privilegiada porque tenho as minhas ideias feitas e nunca fui ao sabor da vontade dos outros ou da corrente… Até, num referendo, já votei de forma contrária à opinião da maioria do grupo partidário em que milito: referendo para as Regionalização.
    Hoje estou confusa em relação à necessidade deste dia. Ainda ontem defendia que não devia existir. Sinto falta dos debates políticos na TV, que adoro. Mas, por outro lado, estava cansada de tanta campanha suja…
    É UM DESCANSO O DIA DE REFLEXÃO
    Será que eu estou a aprender a gostar deste dia?! Mas estou ansiosa pelos resultados. Estou a sofrer com medo do que possa aí vir…
    Para aqueles que precisam mesmo de reflectir, reflictam bem. O nosso futuro está nas nossas mãos.
    Vão votar em consciência e pensem que se estamos mal, poderemos ficar muito pior. Nunca se esqueçam do antes 25 de Abril! O 24 de Abril Nunca Mais!
    E NADA DE VOTO ÚTIL! O voto útil é aquele que queremos dar: o da nossa esolhe pessoal!
    E, para aqueles que não gostam dos partidos, lembro que os partidos são compostos por pessoas; na sua grande maioria, pessoas com causas e vontade de servir o país. E, em tudo na vida, há o bom e o mau.
    Mas os partidos e os políticos, são essenciais à democracia representativa. E nós é que mandamos!

    JOÃO

    ResponderEliminar
  5. Diz a João:Vivi anos em ditadura, de sem hipótese de escolha.

    Antes do 25 Abril,gente houve que fez escolhas.

    Manifestando-se contra o regime,quero apenas recordar,gente houve que votou,nas listas da CDE.

    Gente houve que foi sacrificada para que a democracia fosse implantada.

    Não esqueçamos quem sofreu ( o sofrimento ainda perdura ).

    Tantos que deram a vida,que sacrificios fizeram,em prejuizo da sua familia.

    A clandestinidade,houve.

    Hoje, a democracia já não irá partir.

    Mas a democracia será mais forte e estará mais presente,quanto mais livres formos,quanto mais esclarecidos estivermos.

    Então,inicie-se já,o debate de idéias,o debate de propostas,construa-se a discussão,o edificio da idéia aparecerá.

    Ouçamos os outros,para que nós possamos ser ouvidos.

    A liberdade,o esclarecimento,enfim,o saber,só depende de nós,sejamos claros nas nossas idéias,as idéias esclarecerão o nosso ser.

    Não tenhamos medo das palavras.

    Sejamos claros a pedir o voto em nós,sem medos,sem dogmas.

    Podemos não ter força para chegar ao poder,mas o poder não tem força em nós.

    A liberdade passa por sermos livres,sejamos então livres.

    Votar no BE,é votar bem,é votar numa politica diferente,logo é votar no BE,porque o momento é de diferenças.

    J Mitnitzky

    ResponderEliminar
  6. Diz a João:
    TENHAM UM BOM DIA DE REFLEXÃO!

    Muitas vezes pensei ser desnecessária a existência de um dia de reflexão antes de um acto eleitoral.....

    Responde J Mitnitzky:

    Para esta sua duvida (?) ocorreu-me o Professor Agostinho da Silva.

    O momento é de reflexão.

    O Nosso Desejo de Liberdade não é Sincero

    Se estamos todos muito bem preparados para reclamar liberdade para nós próprios, menos dispostos parecemos para reclamar sobretudo liberdade para os outros ou para lhes conceder a liberdade que está em nosso próprio poder; se conhecêssemos melhor a máquina do mundo, talvez descobríssemos que muita tirania se estabelece fora de nós como se fosse a projecção ou como sendo realmente a projecção das linhas autocráticas que temos dentro de nós; primeiro oprimimos, depois nos oprimem; no fundo, quase sempre nos queixamos dos ditadores que nós mesmos somos para os outros; e até para nós próprios, reprimindo todas as tendências que nos parecem pouco sociais ou pouco lucrativas, desejando muito que os outros nos vejam como simples, bem ajustados, facilmente etiquetáveis.

    Agostinho da Silva, in 'Sobre as Escolhas'

    ResponderEliminar
  7. É JÁ DIA DAS ELEIÇÕES!

    Muitos votam pela primeira vez e terão ainda muitas questões. Onde vão votar, é um exemplo…

    Outros, por terem perdido o Cartão de Eleitor, são capazes de pensar que não podem votar. Mas estão enganados: para votar basta levar o seu BI ou Cartão de Cidadão e o número de eleitor. Se tiver perdido o Cartão de Eleitor o não souber o seu número, pode obtê-lo no

    PORTAL DO ELEITOR

    http://www.portaldoeleitor.pt/Legislativas2009/Eleicao.aspx

    E podes, também, imprimir o seu número de eleitor na zona onde aparece: "Saiba onde Votar".

    Há, também, outra hipótese para obter todas essas mesmas respostas. É a Linha Telefónica de Informação Eleitoral: 808206206 (custo de uma chamada local)

    A LINHA DE INFORMAÇÃO ELEITORAL, durante as campanhas eleitorais, mantém-se em funcionamento e com uma equipa reforçada, pronta a responder às várias questões dos eleitores. E, no próprio dia do acto eleitoral, ela funciona entre as 08:00 e as 21:00 horas.

    Portanto, não há razão para não ires votar! Se não votaste ainda, estás à espera de quê?!!!

    Sabes quando é que eu vou deixar de votar? Quando estiver Mortinha da Silva. Mas como ainda estou e sou Baptista da Silva, irei sempre votar, mesmo que seja de maca! (risos)

    ESPECIAL INFORMAÇÃO:

    LEVA A TUA CANETA PARA VOTARES COM ELA. É um pedido da DGS, por causa de evitar a contaminação pela Gripe Suína, que se deveria chamar gripe Mexicana e que, aqui, chamam de Gripe A, como se fosse a primeira pandemia…

    Só eu já tive duas gripes pandémicas! A Gripe Asiática, no verão de 1947 (aos 10 anos de Idade) e a Gripe de Hong Kong, no verão de 1968 (aos 21 anos de Idade). De ambas as vezes, escapei por pouco!

    Ao José Mitnitzky,

    Caro amigo, tens razão. E eu sou das maiores fãs do GRANDE SER ÚNICO Agostinho da Silva. Estava com saudades da participação dos nossos interlocutores, leitores atentos e participativos. Pensei que tivessem tido medo da voz grossa… (risos)

    Voltarei…

    Fiquem bem!
    JOÃO

    ResponderEliminar