Durante os períodos de férias escolares, propomos assegurar a ocupação das crianças/jovens com e sem necessidades especiais em actividades lúdico-pedagógicas do seu interesse, estimulando o seu sentido de responsabilidade e cidadania.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
CharnecaBloco,
ResponderEliminarTodos os pontos do vosso programa são admiráveis. Mas este tocou-me particularmente porque, para se ter adultos bem formados, interessados pela cultura, pessoas bem desenvolvidas intelectualmente e com sentido interactivo na sociedade, há que lhes dar, desde criancinhas, tempo de qualidade com actividades lúdico-pedagógicas do seu interesse, não deixando de estimular outras que, não sendo do seu interesse, se podem incutir através do convívio com os diversos meios técnico-culturais que tão atractivos se tornam para as crianças.
A ocupação das férias das crianças com as variadas actividades organizadas como que oficinas/workshops/ateliers é o melhor contributo que a sociedade pode dar para alargar os horizontes das crianças e jovens e de os fazer terem interesses outros que ocupem, mais tarde já adolescentes, os seus tempos livres e que evite que sejam “atirados” para a vadiagem.
Infelizmente as crianças e o jovens já não têm familiares disponíveis para que cuidem delas nas férias, como avós na terra, etc. Há muito factores que fazem com que as crianças não sejam incentivadas para a cultura, os ofícios e as artes… Os pais e educadores, além de não poderem, por falta de disponibilidade de tempo e/ou capacidade financeira, também os há, na sua grande maioria, aqueles que não passam certos valores porque ninguém pode passar e dar aquilo que não tem, não sabe e não recebeu…
As crianças são a prioridade numa sociedade que se quer justa e mais bem preparada.
Não percam esta causa! As Juntas de Freguesia têm este dever de olhar e zelar pelas suas crianças, os homens e mulheres do amanhã.
Sara