Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Autárquicas: Dados Comparativos do BE – entre 2005 e 2009 - por Freguesia no Concelho de Almada




Eu fiz a recolha dos dados e elaboração das tabelas; e tenho mais dados já trabalhados para, depois, colocar aqui. Porém, estou muito cansada e já é muito tarde.
Com excepção da Freguesia do Laranjeiro, em que o BE perdeu votos em todas as 3 componentes, e um resultado um pouco aquém da Freguesia da Cova da Piedade, para a Assembleia Municipal, todas as outras Freguesias tiveram um aumento percentual.
Em relação à Charneca de Caparica, estamos muito satisfeitos com o aumento percentual, que tem sido sempre significativo de acto eleitoral para o mesmo acto eleitoral seguinte.

Apenas quero dar os PARABÉNS aos que foram eleitos, em especial à nossa Vereadora Helena Oliveira eleita para a Câmara de Almada.
Parabéns, também, ao Luís Filipe Pereira pelo óptimo trabalho no Mandato anterior e a todos os que foram eleitos para Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia.

À Filomena Silva, eleita Deputada à Assembleia de Freguesia, quero felicitar por conseguir manter o mandato do BE, apesar dos poucos meios, poucas condições e adversidades que tivemos na campanha eleitoral na Charneca de Caparica.

Maria João Baptista da Silva

Nota: Clica 2 vezes em cima de cada mapa para o poderes ver em tamanho natural e, se quiseres, gravar.

Todas as fontes vêm do Ministério da Justiça.

JOÃO

4 comentários:

  1. Boa noite,

    O que significa «um resultado um pouco aquém da freguesia da Cova da Piedade»? Foi a freguesia onde o BE mais subiu, no total dos votantes (mais 190). Se é pela perda de um eleito, deverá entender que num contexto de perda de 6 mandatos (a freguesia perdeu habitantes e, por isso, passou de 19 membros na Assembleia de Freguesia para 13) era muito difícil manter os dois de 2005 ou mesmo aumentar...

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!

    Em primeiro lugar eu acho pouco ético colocar questões sem uma identificação, mesmo que falsa. Quando falamos com outra pessoa, gostamos de saber o mínimo dessa pessoa: se é M ou F, jovem, adulto ou de mais idade, um nome ou um nick para se tornar mais fácil a conversa, talvez a área profissional ou se é estudante. Nem sequer sei como tratá-lo ou tratá-la. E não me parece que seja uma coisa! É uma pessoa de certeza.

    Além de sentir uma má vontade pela forma como aborda a questão, agradeço o esclarecimento que me deu sobre a Cova da Piedade, mas devo dizer-lhe que acho a sua pessoa um pouco indelicada.

    Mas adiante. Não insultei a freguesia. Apenas me limitei a ler os resultados.

    Não elaborei uma mapa imenso, pesado e difícil de se ler e que cansasse a vista. Elaborei 3 mapas pequenos, simples e para cada componente das Eleições Autárquicas. E limitei-me a notar que o Laranjeiro teve evolução negativa em todas as componentes desta eleição, tanto para a Assembleia de Freguesia, como para a Assembleia Municipal como para a Câmara Municipal, como uma excepção, visto que todas as outras Freguesias tiveram um aumento percentual positivo e, nalguns casos, bem simpático, até. Tive que referir, para o Laranjeiro não se sentir só, e por ser verdade, a Cova da Piedade, numa das componentes desta eleição, mais propriamente para a Assembleia Municipal, teve um resultado negativo, não muito relevante, em relação a 2005. É isso que quer dizer “Com excepção da Freguesia do Laranjeiro, em que o BE perdeu votos em todas as 3 eleições, e um resultado um pouco aquém da Freguesia da Cova da Piedade, para a Assembleia Municipal, (…)“

    Disse alguma mentira? Fiz alguma asneira? Somos todos cegos? Não será melhor as pessoas começarem a aceitar os resultados sem ficarem sentidos e/ou irritados?! Para mim todas as freguesias são iguais. Desejo o melhor para todas. E não é por se ter mais ou menos votos que uma freguesia é pior que a outra.

    Eu estou desolada porque perdi o Deputado Luís Fazenda na AR e para nada! Estava à vista de todos que ele não seria eleito para a vereação da Câmara, depois do que o Bloco fez ao Zé, que o deixou cair… Claro que até os bloquistas votaram em António Costa para garantirem que a Câmara da capital não caísse nas mãos do PSD. Eu sou nascida e criada em Lisboa e não consigo, apesar de ter vivido aqui desde 1974, desligar-me afectivamente da minha cidade natal. Acho que ninguém consegue! E o pior que podia acontecer á minha cidade, era o Santana voltar!...

    O Bloco, se tivesse mais maturidade, teria apoiado os movimentos de cidadãos para a união da esquerda por Lisboa. Agora do Luís Fazenda estaria eleito. Toda a gente que me conhece sabe que eu avisei que o BE não iria eleger ninguém em Lisboa. Estava a sacrificar o Fazenda!!! O BE tem que ter flexibilidade para negociar acordos pontuais se quer ter uma relevância nas estruturas locais. Louçã já percebeu isso. E foi muito humilde admitindo a derrota em Lisboa e no Porto.

    E você – detesto tratar alguém por você! – não tem a humildade de ler o meu comentário aos dados que colhi, do Bloco, por todo o país, mas que só fiz em relação ao Concelho de Almada, pois é aqui que eu voto, é aqui que eu luto pelo Bloco, é aqui que eu faço campanha. E foi aqui que eu apelei ao voto na Helena Oliveira e não vi ninguém de Almada apelar aqui ao voto em Filomena Silva. NINGUÉM!

    Estas conversas estão às claras. E gostava que as pessoas que me abordam o façam com maneiras depois de fazerem mais do que uma leitura das minhas palavras.

    E, para terminar, não volte a escrever aqui sem, pelo menos, assinar um nome, para eu saber se é homem ou mulher. Muito educado eu já percebi que não é.

    JOÃO

    ResponderEliminar
  3. João (trato-a assim porque me pede)
    Eu não achei o/a anónimo/a mal educado/a, tem toda a razão, a leitura da João foi mal feita, admita; obtivemos a maior subida de votos no concelho, na C.Piedade, temos que ler o número de votantes, o nº de votos e depois o nº da %, só assim será uma leitura correcta, eu se fosse da C.P. também ficaria aborrecido c/ o que escreveu.

    Vítor Hugo
    (parabens ao BE da Charneca)

    ResponderEliminar
  4. Vítor,

    Antes de mais, quero dizer-te que, se leres todas as minhas mensagens depois da Eleições Autárquicas, em quase todos elas – “posts” e comentários –, eu fiz questão de dar os parabéns a todos os Bloquistas que foram eleitos. E, claro, em alguns, também me referido aos que participaram nas campanhas e que ajudaram o Bloco a ter tão bons resultados. Portanto, sem ter sido uma felicitação individualmente dirigida a cada Deputado eleito para uma Assembleia de Freguesia do Concelho de Almada, foram felicitações dirigidas a todos, sem excepção. E, também, assim que soube o nome de todos os eleitos, coloquei nas mensagens – “posts” e comentários –, e não foi tarefa fácil. Pois fiz uma pesquisa intensiva e não existia, então, lista nominal dos autarcas do Concelho de Almada eleitos pelo Bloco de Esquerda. Agora, depois de eu colocar, já encontrei num outro Sítio; se fizer hoje a pesquisa, se calhar vou encontrar mais Sites e Blogs com essa informação em listas nominais.

    Obrigada pelos Parabéns pela Charneca! A Filomena merece-os muito mais do que eu. Fez um excelente trabalho com uns 5 gatos pingados, 3 dos quais um “gang” da Terceira Idade, onde eu me incluo. (risos) Ela só não teve mais votos porque as pessoas na Charneca gostam do Presidente da Junta por ele ser uma pessoa muito afável e simpática. E é o oposto ao Anastácio de má memória… Mas a campanha da Filomena Silva fez com que fosse possível uma percentagem tão elevada, tanto para a Câmara Municipal, como para a Assembleia Municipal. Por isso, sim, a Charneca está de parabéns, na figura da nossa Filomena Silva.

    Em relação ao tema em título, a minha leitura não foi mal feita; por isso não vou admitir que tenha sido mal feita. Sei interpretar dados. Trabalhei anos sem conta num Gabinete de Estudos e Estatística do defunto IASE/ME e, depois, passei para a DREL onde estive na então DASDE, com o mesmo tipo de trabalho. Tenho um Curso de Estatística, Curso de Formação de muitos e muitos dias, dado por Técnicos do Instituto Nacional de Estatística. Em Matemática e Físico-Química fui aluna sempre de vintes e, até nos exames a nível nacional, eu tive 18,6 a Matemática e 20 a Física e Química.

    Eu não fui injusta com ninguém nem com nenhuma freguesia. Apenas fiz a leitura dos dados estatísticos, que, no fundo, é o que conta. Se não contasse, o Louçã não teria admitido uma derrota. Foi a primeira vez que vi um dirigente político admitir, na hora, uma derrota política… E eu acho que ele até se excedeu! Ele teve sim, e deve ser o responsável por isso, uma actuação incorrecta ao recusar-se a apoiar o PS em Lisboa. Mas os Bloquistas Lisboetas, na sua grande maioria que votam em Lisboa, deram o voto, não ao Bloco e não ao PS, mas a António Costa, não como VOTO ÚTIL, mas como VOTO DESEJADO!!! Se eu votasse em Lisboa, votaria António Costa!!!

    E, para terminar, vou apenas dizer que vou enviar o “link” desta mensagem ao Francisco Louçã, que é, para mim, uma referência mais alta na política, para lhe pedir que ele responda aqui se sou eu ou o anónimo mal educado, ou o Victor que têm razão e se este é um caso para estarmos a discutir com tanto calor – da vossa parte -, como se eu tivesse cometido um crime.

    Bem sei que, em todas as eleições, quem perde “Ganha SEMPRE”!!!

    Com afecto Bloquista
    JOÃO

    ResponderEliminar