Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

sábado, 22 de agosto de 2009

O que penso sobre o funcionamento dos órgãos autárquicos de freguesia


Os órgãos autárquicos de freguesia (a Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia) na Charneca de Caparica bem como nas outras freguesias do concelho de Almada devem ser postos ao serviço dos fregueses, razão da sua existência.
Quando digo que devem ser postos ao serviço dos cidadãos que vivem na respectiva freguesia, refiro-me: 1) por um lado, a horários de atendimento (julgo não fazer sentido o fecho dos serviços à hora de almoço) bem como deveria haver pelo menos um dia por semana em que o horário fosse desfasado de forma a haver atendimento até às 22h. Só desta forma se poderá garantir a satisfação das reais necessidades dos fregueses; 2) por outro lado, à necessidade de que TODAS(OS) sem excepção, sejam informadas(os) atempadamente sobre a data/hora das reuniões da Assembleia de Freguesia de molde a permitir a efectiva PARTICIPAÇÃO dos fregueses nos assuntos que lhes dizem directamente respeito. (Filomena Silva, cabeça de lista)

12 comentários:

  1. Olá Filomena. Boa tarde.
    Permites-me, com certeza, a familiaridade. Somos ambas mulheres, charnequenses e do Bloco de Esquerda (embora eu apenas simpatizante).
    Cheguei até aqui através do Blogue Infinito's, mais propriamente do link que indicava o nome deste blogue "Juntar Forças pela Charneca de Caparica" (e por isso me chamou a atenção) e da notícia "Funcionamento dos órgãos autárquicos da freguesia" ilustrada por uma fotografia tua, em pose.
    Estranhei, podes crer. Julguei ser um blogue pessoal e não do partido. Pensei: deve haver aqui alguma confusão!
    Não achas que é um exagero, um tanto ou quanto narcisista até? Ilustrar um tema destes com uma imagem tua? Francamente...
    E, depois, comecei a ler, e li com bastante atenção, o conteúdo deste blogue.
    Tem alguns temas interessantes. Há que reconhecer. Há ideias que valem a pena explorar, sim.
    E acredito, que este espaço possa vir a ser uma mais valia, se forem, no entanto limadas algumas arestas, nomeadamente fazendo a separação entre aquilo que pode ser matéria de um blogue pessoal e aqueles assuntos que são político-partidários.
    É como a listagem de músicas preferidas... mas preferidas de quem? do BE da (ou na) Charneca - a apropósito, julgava que o BE era concelhio e não haviam núcleos por freguesia mas, pelos vistos, a coisa alterou-se... ou não? Voltando às músicas... elas são uma lista particular, a tua presumo, logo, não achas que seria de constar era num blogue pessoal?
    Esta mistura entre o pessoal e o partidário ainda pode dar mau resultado. Por isso, aconselho-te a separar as águas. Há muito mais gente que assim o faz e em todos os quadrantes políticos: mantêm um blogue particular e, em simultâneo, um do partido como por exemplo o Paulo Pedroso do PS.
    Espero que não te aborreças, pois não foi esse o meu objectivo.
    Um resto de bom fim-de-semana. E podes crer que voltarei.

    ResponderEliminar
  2. A apresentação por "Maria" não identifica ninguém, mas entendi publicar e responder, uma vez que o texto contém ideias e nenhum insulto; porque como toda a gente sabe, no BE são admitidas à discussão todas as ideias, inclusivè (quando é o caso) as divergentes de "posição oficial".
    a) sobre a foto "em pose" : citando Sharon Stone, "SE ALGUÉM FICAR CHOCADO COM FOTOS DESTAS, TRATA-SE DE UMA REFLEXÃO DO SEU PRÓPRIO OLHAR...";
    b) na minha concepção o voto em eleições autárquicas é determinado, não só pelo Partido ou Movimento concorrente, mas MUITO também pelas pessoas que se candidatam (ou não fossem as autárquicas as eleições em que os eleitores estão mais próximos dos candidatos); lamento, portanto,ter de rejeitar o teu conselho de separação; e assumi que as músicas que escolhi fazem parte das minhas preferências;
    c)tens razão: não há ainda Núcleos do BE no Concelho de Almada; mas já há meses que o da Charneca de Caparica (ou Sobreda/Charneca) está em preparação. Desejo também que estejas a passar um bom fim-de-semana. Antecipadamente bem-vinda quando voltares dentro das regras.

    ResponderEliminar
  3. Maria identifica-me porque esse é o meu nome de baptismo: Maria de Maria Antónia, Tonicha desde miúda.
    Continuo a pensar como antes, e em particular depois desta resposta. Mas cada uma tem a sua opinião e há que respeitá-la.
    Já agora, gostava de saber que regras são essas a que se refere (já percebi que não gosta de familiaridades e vamos lá tratar-nos com a devida distância).
    Faltei-lhe ao respeito? Julgo que não! Apenas deixei a minha opinião. Ou aqui não se aceitam opiniões contrárias?
    Quanto à aproximação aos eleitores ela deve fazer-se preferencialmente no contacto directo. E se conhecer a candidata é importante julgo que deveria sê-lo quanto às suas capacidades tecnicas e políticas e não tanto quanto a gostos pessoais.
    Mas espero que não se aborreça e muito menos censure este meu comentário.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a resposta de "charnecabloco" à Maria. Trata-se de uma velha questão da esquerda, a que o PCP chamava o "culto da personalidade", que rejeitava.
    Eu concordo com a posição do Blog e não concordo com a posição da Maria. Os candidatos são de carne e osso! Contam as ideias, mas as ideias são de pessoas, vivas, que, caso da esquerda e do Bloco, seja a nível nacional ou autárquico nada têm a esconder! As gentes do Bloco podem ser escutadas pelas autoridades, nos seus telemóveis! Nunca ouvirão eles dizerem: "oh pá, nunca vi tanto dinheiro!" como o candidato a deputado amigo de MFL! Alem disso a Filomena é Linda!!! Além da clareza e honestidade das ideias, é bonita! Cem vezes Filomena do que MFLeite que parece líder de um lar da 3ª idade, como dizia o "El País". Mas o debate é interessante. E no BE há debate e tendências!

    ResponderEliminar
  5. Cheguei, vi e gostei muito! Tudo o que é diferente e fresco, sem o conservadorismo dos velhos do Restelo, é um precioso contributo à passagem de uma mensagem.
    No entanto, não pude deixar de ler os comentários da Maria (e outros) que, francamente, não adiantam valor algum ao debate político, ou para o tema em questão, mas me parecem vindos de uma mulher (não direi velha do Restelo), mas digo de uma mulher azeda e profundamente preconceituosa e contrária à liberdade individual de uma mulher bonita, bem sucedida e com muitas ideias, todas aquelas que, de facto, todos os charnequenses devem sentir serem necessárias para esta freguesia. E isso é o que conta neste blog que não envergonha o Bloco de Esquerda. Se envergonhasse, o bloco deixaria de ser aquele grupo abrangente e arrojado que tanto afronta quer o resto da esquerda, quer a direita deste nosso Portugal.
    Barack Obama, num país profundamente conservador, foi eleito pelo seu arrojo e pela sua forma diferente de estar e fazer política. É atacado por, depois de eleito, continuar a desafiar as convenções e protocolos… Mas, mesmo assim, ele não vai alterar em nada a sua forma de ser e de estar.
    Michelle Obama foi notada e, por muitos, criticada por andar a passear no jardim da sua casa “sem maquilhagem e com um aspecto pouco cuidado”. Afinal estava de calções! Em várias ocasiões surgiu com vestidos sem mangas. Que escândalo! Em férias ousou andar por todo o lado de calções o que causou polémica e levou às televisões de todo o mundo noticiarem o facto…
    Que tristeza de mentalidades estas! O que vale é que “os cães ladram e a caravana passa!”
    Gostei muito da resposta do Filipe Monteiro à Maria. Ela prova a minha convicção de que não há nada pior para a Mulher que as mulheres. As mulheres é que fizeram toda a vida com que a sua condição de mulher fosse a de um ser inferior, submisso à família, marido, sociedade… Não são elas as primeiras a criticar as que são mais arrojadas e fogem aos parâmetros estabelecidos? Foram e são ainda as mulheres que mais responsabilidade têm na educação dos filhos e filhas e pelo perpetuar das mesmas mentalidades retrógradas e machistas e dos preconceitos. Felizmente há e haverá sempre muitas e honrosas excepções. Por isso, já avançámos bastante!
    Filomena, PARABÉNS! por um excelente trabalho neste seu blog que é um óptimo contributo para o Bloco de Esquerda no concelho de Almada, mais particularmente na freguesia da Charneca de Caparica. E OBRIGADA! pela partilha das suas fotografias, que nos dão a conhecer a mulher atrás das imagens.
    Deixo-vos com uma citação sempre actual de um génio que foi Albert Einstein: “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito!”

    ResponderEliminar
  6. De facto este assunto é um assunto tabú para alguma esquerda! A Maria defende que a esquerda deve assumir-se pelas ideias do partido! E os candidatos terão que estar de acordo (com as decisões do Comité Central?) e transmitir essas ideias! Eu nao penso assim. A Sara tambem não! Mas esta esquerda discute de forma aberta essa questão. Se a Filomena tiver um blog pessoal, tambem o deve apresentar aqui! Para sabermos quem é a Filomena! Diz a Sara que Michele apareceu tal como é! Isso ja como 1ª dama! E Obama é da esquerda nova. Longe vao os tempos em que ninguem sabia quem era Manuel Tiago! So mais de 20 anos depois do 25 de Abril soubemos que era A. Cunhal! esta nova esquerda nao tem nada a esconder porque é bonita! o PCP ainda hoje nao mostra a vida privada dos seus candidatos e dirigentes! Esta é uma das diferenças entre a esquerda "clássica" e a nova esquerda.
    MFLeite nao tem fotos de posse mas tem fotos tratadas por fotgrafos profissionais! E tem o tal ar de responsavel dum lar da 3ª idade, como diz o "El pais"! Cavaco com todo o fotshop, continua com o ar de manequim da Rua dos Fanqueiros, como dizia F Louçã, há muitos anos! Entretanto, enquanto Louçã dizia isso, ele, Cavaco e família, iam investindo no BPN! Estas são as diferenças entre a esquerda e a direita!
    obrigado Sara pelas tuas palavras! Obrigado Maria, por teres despoletado esta questão!

    ResponderEliminar
  7. Estive de férias e só agora tive possibilidade de visitar este blogue, criado no contexto da candidatura autárquica do BE para a freguesia da Charneca.
    Fiquei agradávelmente supreendido com o aspecto gráfico, a informação disponível de interesse e utilidade para a freguesia, as mensagens da cabeça de lista, (minha amiga Filomena Silva, que muito prezo e admiro), em articulação com as perspectivas políticas locais e nacionais do Bloco de Esquerda, Movimento que por via do enquadramento legal teve que assumir a forma de partido político.
    Acho muito interessante o debate iniciado e sou sensível aos argumentos da cidadã "Maria", relativamente ao caracter marcadamente pessoal de um blogue que pretende ser porta-voz de uma equipa, que preconiza uma determinada orientação política e para a qual desejo os maiores sucesso na luta eleitoral que se avizinha.
    Em minha opinião,o blogue está muito interessante mas a sua gestão e organização, deverá reflectir mais a equipa (constituída por duas dezenas de candidatos), o trabalho colectivo e menos os gostos pessoais e concepções da primeira e mui distinta candidata.
    Sei que é muito difícil, sobretudo neste período estival, envolver todos os protagonistas desta aventura, mas se acreditarmos na democracia e nas potencialidades do trabalho colectivo vale a pena apostar na diversidade de participações, mesmo que por vezes essa dinâmica seja mais lenta e aparentemente menos eficaz.
    Todos não somos demais ...
    Vamos juntar forças... pela Charneca de Caparica.
    Joaquim Sarmento

    ResponderEliminar
  8. «SORRI!
    Estás em contacto com a cabeça de lista do Bloco para a Assembleia da Charneca de Caparica!
    Embora este blog tenha sido criado em prol do BE, eu, Filomena Maria da Silva, sou a criadora e gestora do mesmo.»
    É esta a mensagem que, nesta data 27-8-09, consta na parte final do blogue… depois de tudo o que por aqui já foi dito sobre o assunto, voltamos ao pomo da discórdia: Trata-se de um “aviso” marcadamente pessoal (ou não?).
    Mesmo tendo-nos sido dito que este é um blogue “4 em 1” a parte partidária lá está e é, parece-me, a que tem primazia – ou estarei enganado? (Penso, no entanto, que o logótipo na “despedida” torna evidente a resposta).
    Ora, no mínimo, dado o peso partidário deste espaço, a mensagem final deveria ser colectiva, da equipa, julgo eu (mas, se calhar, estou errado…).
    A inserir uma mensagem particular da cabeça de lista, essa deveria ser, então, na “2.ª caixa à direita” onde nos dizem estar as “informações pessoais”. Mas isto sou eu a pensar. Outros aqui virão defender que estou errado e cada um fica na sua.
    Mas o que é preocupante é que, não sei se repararam, com tanta reflexão mais ou menos “surrealista” sobre este assunto (desde quando exigir a separação entre o político e o partidário é ser retrógrado?) e alguns quase a pretender que as aparências tenham mais valor do que o conteúdo, ninguém comenta, afinal, o tema do artigo. Será que o suposto objectivo deste blogue, assim, se vai concretizar? Custa-me a crer, pelo menos enquanto a sua gestora (ou a equipa que diz haver) responda dando vazas a que a discussão continue nos mesmos moldes e não tente inverter o discurso solicitando que se debatam as ideias apresentadas.


    Concordo inteiramente com a ideia dos horários desfasados pelo menos um dia por semana.
    Mas acho que a aproximação aos fregueses se deve fazer noutras frentes, nomeadamente através da promoção de actividades cívicas e culturais nas instalações da Junta.
    Quanto às reuniões da Assembleia a aposta deveria ser no apelo à participação. Mas isso passa, também, pelo próprio empenho dos partidos e dos autarcas que a integram, os quais deveriam ser mais activos, com especial relevância para os da oposição.

    ResponderEliminar
  9. Bem, tenho de entrar a ocupar espaço porque me
    sinto discriminado quando uma parte dos comentadores insinua (quando não afirma) que NÃO HÁ EQUIPA. É QUE EU FAÇO PARTE DA DITA! Mas,
    manda a honestidade declará-lo, não tenho (nem de perto nem de longe) as capacidades "interné-
    ticas" da nossa Filomena; consequentemente, man-
    tenho a confiança na sua capacidade de gestão do
    blog. (Só uma observação: apenas quem nunca tenha contactado com o "mundo organizado" pode
    espantar-se por um gestor imprimir um cunho próprio, pessoal, ao conjunto que gere.)
    ass) Bernardes-Silva

    ResponderEliminar
  10. Claro que um bom gestor pode e deve impor cunho próprio àquilo que lhe compete gerir. Mas não confudamos as coisas...
    Um bom lider sabe falar em nome do colectivo, destacando-se até, mas sem que tenha necessidade de evidenciar os seus gostos pessoais e muito menos sem precisar de se afirmar em nome individual quando está a desenvolver actividades em nome do grupo.

    ResponderEliminar
  11. É a primeira vez que aqui entro...
    E vou ser uma chata: tanta conversa por causa de uma fotografia!
    Pois, para além da fotografia, ou das fotografias todas que venham a surgir, do que não tenho dúvidas é que vai surgir um bom trabalho pela Chaneca. Não sou chrnequense, mas alguns charnequenses bem sabem as ligações que com ela venho tendo desde há bastante tempo. Quais? Com quem? Não importante.

    Almerinda Teixeira, Cacilhas

    ResponderEliminar
  12. Almerida Teixeira,

    Também penso que não é importante...

    O importante é termos um novo membro no Blog, que contribua com os seus comentários, quer sejam positivos ou negativos; uma pessoa confiante no bom trabalho desta equipa em prol da Freguesia da Charneca de Caparica.

    Por minha parte, não foi nada chata e será sempre bem-vinda com todas as contribuições, até mesmo que sejam chatas.

    Saudações
    JOÃO

    ResponderEliminar