Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O "terceiro eixo": a democracia local

Estamos acostumados a que a intervenção do cidadão sobre a transformação social se dêatravés de dois eixos fundamentais: o eixo político-partidário e o eixo sindical-trabalhista.

O primeiro tem como instrumento central a eleição de representantes, e como palco de luta o parlamento e as estruturas executivas do Governo. O segundo, utiliza o instrumento que constitui a negociação empresarial e a greve, e tem como palco a empresa, visando a apropriação mais equilibrada do produto social.

Penetrou muito pouco ainda na nossa consciência a importância de um terceiro eixo que surge com força, que tem como instrumento a organização comunitária, e como espaço de acção o bairro, o município, o chamado "espaço local", ou "espaço de vida".

De certa forma, o cidadão que vive num bairro que não lhe agrada, pensa em mudar de bairro, ou de cidade, mas não pensa muito na sua possibilidade e direito de intervir sobre o seu espaço de vida, de participar na criação de uma qualidade de vida melhor para si e para a sua familia. (Ladislau Dowbor)

Sem comentários:

Enviar um comentário