Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Porque elegemos estes dois pilares : AMBIENTE e CULTURA?

Elegemos estes dois pilares por considerarmos que sobre eles deve ser alicerçado todo o desenvolvimento que pretendemos para a nossa Freguesia e porque queremos que se afirmem como uma marca decisiva para a imagem não só da Freguesia, mas também do Concelho e da Região.

Elegemos o Ambiente porque é hoje um aspecto incontornável a ter em conta nas mais variadas actividades humanas. A sua inevitabilidade deve-se, não só à importância da sua preservação, às questões relacionadas com o aquecimento global e à necessidade absoluta de sustentabilidade, mas também pelas oportunidades económicas que pode gerar. Outro aspecto importante nesta escolha prende-se com o facto de que gostaríamos de ver esta marca associada à imagem interna e externa da Charneca de Caparica e da sua região não apenas pela herança das suas paisagens e espaços naturais, mas também pelo que nos propomos fazer e contribuir para um modo de vida mais sustentável e amigo do ambiente (incluindo no Ambiente, sempre e em primeiro lugar, as PESSOAS!).
A Cultura, por seu turno, é a nossa mais valiosa herança, mas que necessita de um empenho e esforço renovador e continuado para que possa afirmar-se como uma mais-valia na construção de uma marca de visibilidade para a Freguesia e, consequentemente, no desenvolvimento da sua atractividade. O respeito por essa herança e o trabalho continuado de criação e divulgação cultural é o melhor contributo de combate às desigualdades e, simultaneamente, pode afirmar-se como um veículo de desenvolvimento social e económico da própria região. Consideramos, neste sentido, que a Cultura é o investimento mais seguro, ainda que a prazo, da real sustentabilidade do desenvolvimento da Freguesia, do Concelho e do País.

Sem comentários:

Enviar um comentário