Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Charneca de Caparica: Talvez o local mais porco de Portugal

Cara Filomena Silva,

Deixo à sua consideração a seguinte mensagem

Charneca de Caparica: talvez o local mais porco de Portugal.
Temos assistido nos últimos anos a um proliferar de lixeiras a céu aberto em diversas zonas da Charneca de Caparica.
Um dos exemplos mais evidentes é o que se passa junto ao depósito da água, no início da Av. da Eira (ver fotos em anexo).
Este local, a escassos 5 metros da porta dos moradores, está transformado numa lixeira onde quem quer deposita os mais variados detritos transformando o local num foco de insalubridade e num espectáculo que dificilmente encontra paralelo noutras partes do nosso Portugal.
Tenho por diversas vezes transmitido à Junta de Freguesia o meu desagrado com esta situação, onde tenho constatado uma passividade (um encolher de ombros) por parte dos funcionários e até por parte do Sr. Presidente da Junta onde numa reunião me transmitiu que não teria nem competências nem meios para resolver o problema. Conformando-se portanto com a situação, preferindo atribuir culpas a quem lá deposita o lixo, e lavando daí as suas mãos.
Não sei o que diz a Lei relativamente às competências de fiscalização, mas também não preciso de o saber para ter a convicção que cabe à Junta de Freguesia efectuar todos os esforços para que este tipo de situações não ocorra. E isso, eu hoje tenho a certeza que a Junta de Freguesia não o está a fazer como seria o seu dever.
Eu poderia aqui denunciar, não uma lixeira mas uma dezena delas. Isto é um problema que se tem vindo a agravar nos últimos anos.
Da minha parte irei fazer todos os esforços para denunciar esta situação e apurar quem efectivamente tem a responsabilidade por zelar pelo espaço público da Charneca de Caparica. Se a Junta de Freguesia da Charneca de Caparica é parte do problema ou da solução, isso confesso que ainda não consegui perceber!

Melhores Cumprimentos

Rui Igreja

2 comentários:

  1. Caro Rui
    agradeço a mensagem que publicou neste blog. Solicito o reenvio das fotos pois não chegaram... Aproveito para o esclarecer de que de acordo com a Lei, a competência para a limpeza pública é da Câmara Municipal.
    E posso acrescentar que sucessivos Executivos da Junta de Freguesia têm declarado que insistentemente solicitaram à Câmara a delegação desta competência (com a cedência dos respectivos meios) sem que até agora o tenham conseguido - ao invés aliás do que já antes aconteceu em relação à recolha de monos domésticos, com o sucesso que todos os relatórios trimestrais atestam. os meus melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Concorco totalmente com a mensagem e acrescentaria também a falta de civismos e higiene dos 'cães ditos domésticos' que fazem as suas necessidades fisiológas sólidas por todo lado e não efectuam a devida recolha/limpeza, por exemplo pelos passeios onde todos andamos e onde as crianças brincam.
    Realmente por lei é competência prática da Câmara Municipal, mas como Rui Igreja diz "...cabe à Junta de Freguesia efectuar todos os esforços para que este tipo de situações não ocorra." é ela que tem mais próximidade com os cidadãos e portanto mais responsabilidade moral para resolver os seus problemas.

    ResponderEliminar