Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lar ilegal na Charneca da Caparica está a ser desocupado


9 de Dezembro, 2010
A proprietária do lar ilegal de idosos na Charneca da Caparica, em Almada, que foi encerrado pelo Instituto da Segurança Social na terça-feira disse hoje à agência Lusa que já está a desocupar o espaço.Maria de Fátima Machado afirmou que está, «desde ontem [quarta-feira], a desmontar todos os equipamentos que permitiam o funcionamento do lar» que acolhia 13 idosos e que foi encerrado pelas autoridades depois de aí terem ocorrido quatro mortes no espaço de 24 horas.
A proprietária disse ainda «estar a tentar encontrar soluções para arrumar todas as coisas» que ocupavam a vivenda alugada de dois andares: «Estou a cumprir as ordens que me foram dadas pelas Segurança Social».
Maria de Fátima Machado, que na quarta-feira abriu a casa aos jornalistas, disse estar «de consciência tranquila» e que «os quatro idosos falecidos tinham problemas de saúde».
Relativamente ao processo de encerramento da casa acrescentou que até ao momento «não recebeu ainda qualquer tipo de notificação por parte das autoridades».
Hoje o presidente do Instituto de Medicina Legal, Duarte Nuno Vieira, disse à Lusa que as autópsias realizadas aos quatro idosos - e que são a única forma de verificar se há responsabilidades criminais a apurar neste caso - «não evidenciaram nada de suspeito como causa de morte».
O responsável afirmou ainda que «o apuramento das causas de morte está agora dependente do resultado dos exames laboratoriais, que fazem parte dos procedimentos de rotina das autópsias».
Em declarações à agência Lusa, o presidente do Instituto da Segurança Social, Edmundo Martinho, garantiu que a residência em causa «já tinha sido notificada para encerramento voluntário».
Edmundo Martinho afirmou ainda que Maria de Fátima Machado «é reincidente»«Já tínhamos decretado o encerramento de outro espaço. Mas nesse caso [a proprietária] encerrou [-o] voluntariamente», disse.
Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário