Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Transferência dos parques de campismo

Bom dia,
gostaria de saber se pode afixar a notícia abaixo.
Sou Almadense de nascimento, e moradora na Charneca de Caparica há 3 anos. Neste momento, estou muito preocupada com a noticia que vão juntar 3 parques de campismo, ou seja, "realojar" 18.000 pessoas numa zona da charneca que terão de ser abatidas mais árvores e espaço . A Charneca, neste momento, é um dos locais com mais residentes do concelho de Almada. A qualidade do ar deve-se em muito ás arvores e ordenamento do espaço com muito espaço verde intercalado com casas.
Neste momento, em pleno verão, os moradores da Charneca já têm de andar sempre por vias alternativas porque todos os residentes nos parques de campismo nos fins de semana já perceberam que a estrada principal da charneca é uma alternativa à IC20, nem quero imaginar como será quando estiverem 18.000 tendas alojadas num mesmo sítio, isto passa a ser uma cidade, não de lata, mas de barracas.
A praia mais perto será a da Fonte da Telha, praia que adoro desde pequena e que irá ficar completamente estragada porque se as infraestruturas neste momento são poucas para alojar tantos veraneantes imaginem com 18000 pessoas a mais que claro tentarão ir de carro, pois a presumível ponta do parque, mais afastada da praia, não irá nunca permitir que essas pessoas vão a pé para a praia.
Á força de não pretenderem problemas com os residentes dos parques de campismo vão acabar com uma zona bonita, aprazível e que em pouco tempo as casas à venda serão a maioria e que a maior percentagem de pessoas da região com algum poderio económico sairão da zona e em poucos anos um dos melhores locais para viver do concelho de almada será um dos piores. 
Sinceramente e tal como eu muitos pensarão, estou neste momento a equacionar mudar de casa, pois procuro qualidade de vida para os meus pequeninos e não um local arrepiante para se viver.
Peço a colocação deste alerta no blog, vamos cuidar das nossas praias, dos nossos espaços verdes, da nossa casa. Se todos nós temos que pagar férias e casa própria porque os sr.s dos parques não o poderão fazer também?
Pela qualidade de vida na margem sul!
Obrigada
Dora

2 comentários:

  1. Eu sou Lisboeta de nascimento, e moradora na Charneca de Caparica desde 1974, portanto, há 36 anos. Mas sou cidadã do mundo em primeiro lugar e depois Portuguesa.
    A notícia que deixou é de Março de 2007 e a intenção é, de facto, mudar os parques de Campismo que estão há mais de 50 anos na Costa de Caparica.
    O mar não é o culpado. A culpa é dos autarcas da Costa de Caparica e da Câmara Municipal de Almada que vêem naqueles terrenos uma mina de ouro para Campos de Golf, Hotéis de Luxo, etc., desprezando todo o direito do Ser Humano ao Campismo legal, modalidade bem saudável e que não é gratuita, pois um familiar meu, no CCL, paga, mensalmente, uma média de 93 Euros, fora o investimento no material. E está lá há 41 anos, sendo que o CCL está há 58 anos e, também, deve pagar aluguer do terreno.
    E respondo-lhe porque não está mais preocupada do que os campistas. Eles querem ter o Mar ao pé e não querem vir para a Charneca de Caparica. Querem ficar onde estão e têm direito a ter essas aspirações.
    Mas se essas pessoas tiverem que vir para aqui, a culpa é dos autarcas e não delas. E a margem sul não é só para os que aqui habitam,
    E para quem quiser vir fazer “férias cá dentro”!
    Ou será que a Dora nunca fez férias no estrangeiro ou noutros locais de Portugal!?
    Já pensou que nós não somos donos da terra. A terra é de todos!
    Eu também gosto da Fonte da Telha e é para lá que vou. Mas também é a praia de qualquer português e, até, estrangeiro que faça turismo nesta zona. E ai de nós que se não quisermos o turismo. Porque já não plantamos batatas nem cebolas, não vendemos a nossa fruta, não apanhamos o nosso peixe… Temos, como povo, de viver do turismo.
    E claro, quando fala “nessas pessoas não quererem ir a pé para a praia” é normal. A Dora vai a pé para a praia? É mais do que os outros?
    Já vi os estrangeiros tratarem melhor os turistas portugueses!
    E a vida na Margem Sul não fica estragada com o turismo. Ele é essencial em qualquer parte do mundo, quanto mais em Portugal que está completamente falido!
    Por isso, lhe peço, que descarregue a sua “raiva” contra os autarcas e não contra os campistas que têm direitos, assim como os nudistas a ter praias para nudismo, os campistas têm direito às suas praias e aos seus terrenos para fazerem o campismo.
    JOÃO

    ResponderEliminar
  2. A João tem uma ideia muito distorcida do que é o campismo... Posso dizer-lhe o que não é campismo: é o que se passa nos parques da Costa da Caparica. Nesses "parques de campismo", as tendas são uma ínfima minoria no meio de verdadeiras barracas com comodidades de casa de fim-de-semana: máquinas de lavar roupa e loiça, televisões micro-ondas, etc...
    Respeito que haja pessoas para quem essa seja a única forma que têm de passar férias e que queiram proteger um seu bem. Peço-lhe da mesma forma respeite quem quer proteger um direito que é continuar a viver com condições naquele que escolheu para seu local de habitação.

    Sim, também vivo na freguesia da Charneca da Caparica e não quero um mega-parque de campismo como vizinho, pois se soubesse que isso iria acontecer nunca teria ido para a Charneca.

    Como diz a Dora, vamos transformar uma zona aprazível do concelho de Almada (a única) num local caótico.

    Contrariamente ao que afirma, o que se passa nos parques de campismo da Costa não é turismo e os turistas bem tratados fora de Portugal não "acampam" em barracas definitivas, transformando parques de campismo em áreas com aspecto de favela.

    ResponderEliminar