Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

sexta-feira, 4 de junho de 2010

As políticas promovidas pela União Europeia são ineficazes e injustas

É fácil demonstrar que a causa dos problemas dos países com grandes dificuldades não é a despesa pública excessiva. Na realidade, todos eles (Grécia, Portugal, Espanha e Irlanda) têm, em percentagem do PIB, uma despesa pública mais baixa que a média da União Europeia dos Quinze Por Vicenç Navarro revista digital Sistema.

Quanto aos, supostamente, salários exorbitantes, os números demonstram que, tomando os salários dos trabalhadores da manufactura como ponto de referência, todos eles têm níveis salariais mais baixos que a média da UE-15 (mais baixos dos que lhes corresponderia pelo nível de riqueza que apresentam) (ver V. Navarro, Marta Tur e Miquel Campa, La situación de la clase trabajadora en España, em http://www.vnavarro.org/, secção Economia Política). Os lucros empresariais e da banca, pelo contrário, situam-se entre os mais altos, bem como a fraude fiscal. Todos estes dados demonstram que os problemas que têm não se devem à sua despesa pública «excessiva» ou aos salários «exorbitantes».
ler mais em  http://www.esquerda.net/dossier/pol%C3%ADticas-promovidas-pela-uni%C3%A3o-europeia-s%C3%A3o-ineficazes-e-injustas

Sem comentários:

Enviar um comentário