Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

SOBREDA - História da Sobreda vai Continuar Viva!

Eu sou uma apaixonada pela Sobreda, uma das 11 Freguesias do Concelho de Almada.
Para além da sua beleza natural, só o facto de ter o Solar dos Zagalos com o Jardim dos Zagalos, ambos de rara beleza e que fazem parte da história da Sobreda como se não existisse a Sobreda sem Zagalos e Zagalos sem a Sobreda.

Fiquei, pois, radiante quando hoje, dia 19 de Fevereiro de 2010, vejo, no site Café Portugal, uma notícia que muito feliz me deixou e que vos deixo.
JOÃO

História da Sobreda vai continuar viva
O projecto de investigação sobre a história da Sobreda, freguesia de Almada, visa impedir que a memória da localidade seja apagada pela expansão da terra.
sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2010

Até 2013 a História da Sobreda, em Almada, vai ser preservada, através de um projecto de investigação, coordenado com o Centro de Arqueologia de Almada sobre a história da freguesia, para que a expansão da terra não lhe leve a memória.

O financiamento da iniciativa será da responsabilidade da Junta de Freguesia da Sobreda. O responsável da Junta pelo pelouro da Cultura, António Faustino, realça que a ideia surgiu para preservar a memória da terra: «O material histórico sobre a freguesia é muito pouco e parece-nos muito importante sensibilizar as pessoas para a importância de conhecerem as suas origens».

Ao abrigo do protocolo assinado entre as duas entidades, o Centro de Arqueologia de Almada vai receber anualmente, até 2013, 1800 euros para realizar uma pesquisa bibliográfica e oral sobre a história e o património da freguesia, e para elaborar percursos de passeios para mostrar à população o que foi a história e o que é o presente.

«Aquilo que não queremos é que a freguesia, que tem já 15 mil habitantes, cresça esquecendo as suas origens rurais, que perca esses traços e esses hábitos», salienta António Faustino, sublinhando que o produto da investigação vai servir como base de trabalho para a Junta de Freguesia e como ferramenta para as escolas da localidade.

«É frequente termos solicitações das escolas, pedidos de informação sobre a história da freguesia. Queremos poder responder de forma mais completa às perguntas, motivar e envolver a comunidade educativa no passado e no presente do espaço em que vive», acrescentou.~

Por fim, salientou: «aquilo que queremos, no fundo, é que numa altura em que há cada vez mais prédios e mais urbanizações, é bom que a terra não esqueça a terra».

Recorde-se que a primeira referência à povoação da Sobreda remonta ao século XIV, nas crónicas de Fernão Lopes, quando relata o ataque feito de surpresa por uno Álvares Pereira a Almada, em 1384. A Sobreda pertenceu à freguesia da Caparica até 4 de outubro de 1985, altura em que foi elevada a freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário