Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ontem foi o "Dia Mundial Contra o Cancro"

Ontem foi o "Dia Mundial contra o Cancro". E estes dias mundiais servem para se debaterem as questões até à exaustão. Com o debate entre os peritos pelo assunto que é escolhido, muito se vai aprendendo a cada ano. Porém, ontem, o dia não foi dado a muitos debates sobre o "Dia Mundial contra o Cancro". Aconteceram alguns, claro, que passaram despercebidos. Isto porque a conjuntura político-social está na ordem do dia.
De qualquer modo, eu não sendo especialista de nada, hoje quero deixar algumas palavras sobre o tema em título e alguns "links" para que fiquem disponíveis caso queiram dar uma espreitadela.
Sobre este tema "Cancro", e o tema Saúde em geral, devo dizer que tudo aquilo que nos inquieta e perturba, não pode ser por nós ignorado. Temos que enfrentar o Cancro de frente, começando pelo diagnóstico precoce. Temos que ter, pois, uma postura pró-activa e não descurar os pequenos sinais e/ou sintomas. Mas, é claro, que nalguns cancros, há sintomas que aparecem tardiamente. Daí a necessidade de irmos, com regularidade, ao médico.
Quem de nós não teve na família um membro querido que faleceu de cancro? E quem de nós não teve um membro querido que, tendo tido cancro, se salvou?
Eu tive familiares, amigos e colegas de emprego em ambas as situações. Uns que perdi para o cancro; outros que se salvaram. Ainda recentemente perdi uma cunhada por o diagnóstico ter sido feito tardiamente, apesar de, após a sua operação, ainda ter vivido uns bons anos.
Mas também tive o meu irmão que, aos primeiros sintomas, foi prontamente operado e o cancro na bexiga completamente removido. Já passaram uns anitos e ele encontra-se bem.
A atitude da pessoa afectada pelo cancro tem que ser, também positiva.
E todos nós devemos obedecer as certas "regras" para prevenção do cancro.
Fica um apontamento que saiu no Portal da Saúde.
JOÃO

Dia Mundial contra o Cancro
04-02-2010

OMS - Organização Mundial de Saúde

Comemorações do Dia Mundial contra o Cancro 2010, a 4 de Fevereiro, lembram que o cancro também pode ser prevenido.

O mote das comemorações do Dia Mundial contra o Cancro 2010, a 4 de Fevereiro, é "o cancro também pode ser prevenido".

O tema deste ano - "o cancro também pode ser prevenido" - pretende salientar medidas simples que previnem o cancro, nomeadamente:
  • Não consumir tabaco;
  • Dieta saudável e exercício físico regular;
  • Reduzido consumo de álcool;
  • Protecção contra infecções que podem estar na origem do cancro.
O cancro é a principal causa de morte no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, se não for tomada nenhuma medida, 84 milhões de pessoas venham a morrer de cancro entre 2005 e 2015.

Todos os anos, a 4 de Fevereiro, a OMS alia-se à União Internacional contra o Cancro, a fim de promover o combate contra o cancro. A prevenção e a promoção da qualidade de vida dos doentes com cancro são temas recorrentes.

Para saber mais, consulte: 

Sem comentários:

Enviar um comentário