Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

sábado, 5 de setembro de 2009

Apostar na energia solar

Ao aproveitarmos a energia solar tornamo-nos mais autónomos em termos energéticos e contribuímos para a melhoria do ambiente no Concelho, visto que se reduzem as emissões de CO2, mesmo que apenas para aquecimento de água se usem painéis solares.

Assim, propomos pressionar a Câmara Municipal de Almada no sentido de reduzir a taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) em todos os fogos que já tenham instalado ou venham a instalar painéis solares. Esta é mais uma das nossas rubricas programáticas.

2 comentários:

  1. Uma boa medida, com a qual concordo.
    Mas não acham que deveria partir, antes, do grupo municipal do BE e ser apresentada na Assembleia Municipal?
    Isto não impede, claro, que o assunto seja tratado ao nível da freguesia, como voces propõem e muito bem.
    Aliás, deveria mesmo ser tratado nas várias freguesias do concelho. Nós, em Cacilhas, também temos uma proposta semelhante para promoção das energias alternativas (solar, no caso em apreço).

    ResponderEliminar
  2. Olá, Minda, eu sou o B-S.
    E venho recordar-lhe que, sim senhor, o BE já levantou na Ass. Mun. a questão do uso da energia solar para fins domésticos. Foi "nos idos" da discussão/votação do PP do Jardim Urbano do Polis da Costa da Caparica, estava nessa sessão em funções o nosso Companheiro J.
    Sarmento. (E é justo relembrar também que a Ex.ma Presidente da CMA declarou na altura, em resposta, que tal equipamento seria instalado nos prédios -- multifamiliares -- cuja construção estava (está?) projectada para o limite sul do dito Jardim.)
    Mas eu quero sobretudo vincar o carácter inovador do que se propõe: PREMIAR (não se melindre com as maiúsculas) os proprietários dos fogos que se atrevam E ATREVERAM (estas são mesmo para gritar, desde já declarando que me não incluo no número destes) a instalar tais equipamentos e, que, assim, contribuem E CONTRIBUIRAM (se quiser, modestamente...) para a não-degradação do ambiente do Concelho; isto é: premiar TAMBÉM aqueles que ousaram ter uma atitude pro-activa!
    E, já agora, "atiro mais uma boca": no caso dos condomínios (e em especial daqueles com muitos condóminos, como é o caso do seu) porque não avançar também para a instalaçõ de paineis fotovoltaicos? A energia produzida seria integralmente vendida à rede e o produto da venda creditado na conta-condomínio. É 1 "boca"

    ResponderEliminar