Participa nas Assembleias de Freguesia da Charneca de Caparica !

domingo, 30 de agosto de 2009

Assegurar a limpeza permanente do Mercado do Levante

Como podemos promover uma educação ambiental, deixando este "espectáculo", ainda por cima bem guardadinho (a cadeado), para os nossos olhos se "regalarem"?

Propomos inverter este estado de coisas, assegurando a limpeza, através de: 1) colocação de contentores apropriados para recepção dos desperdícios; 2) uma sensibilização/educação/fiscalização de quem vende e de quem compra (mas prioritariamente de quem vende).
Nota: esta foto foi tirada hoje, no Mercado do Levante da Charneca de Caparica.

12 comentários:

  1. Porque não,de imediato fazer-se um abaixo assinado,recolhendo assinaturas de cidadãos residentes na Charneca da Caparica e exigir à Junta de Freeguesia que proceda à limpeza ?

    Neste mesmo dia um funcionário da Junta andou a cobrar a respectiva taxa aos vendedores.

    Vou imediatamente enviar ao Presidente da Junta uma reclamação neste sentido.

    Agora por os vendedores a usarem o contentor ?

    Por os vendeores a limpar aquela imundisse ?

    Das duas uma,ou não conhecem o mercado do levante ou não sabem quem são os vendedores.

    Vamos fazer coisas pela Charneca.

    ResponderEliminar
  2. Concordo em que devemos fazer coisas pela Charneca. E uma forma de ser activo é apresentar reclamações sim.
    Mas, tendo o BE um representante na Assembleia de Freguesia, não seria de apresentar uma moção sobre o assunto na próxima sessão ordinária?
    E porque não um requerimento, também, a solicitar esclarecimentos ao Presidente da Junta sobre de quem é, efectivamente, a responsabilidade por aquela situação? E sobre as medidas que devem ser assumidas para a evitar?
    Pois uma forma de fazer coisas é, também, saber utilizar os instrumentos legais à nossa disposição, nomeadamente de intervenção nos órgãos autárquicos.
    Fico à espera de saber notícias sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  3. Estive a dar uma voltinha pelo blogue. Já cá tinha vindo, e comentado até. Mas agora fi-lo com mais atenção e não pude deixar de reparar que na vossa equipa não gostam muito de ouvir críticas. E, ainda por cima, ofendem quem tem opinião contrária à vossa: a Maria foi acusada de não respeitar as regras e apelidada de “velha do Restelo”, a Minda de ser “bota abaixo” e ter “tiques do PCP” e o José de ser “petulante” e, no geral, quem não vem cá para tecer elogios ao extraordinário blogue, à fabulosa equipa ou à beleza da cabeça de lista é retrógrado e não sabe aceitar a diferença. Levam logo a conversa para campos sexistas e sectários. Acham-se ousados no vosso propósito cibernético e julgam-se “intocáveis” em termos de ética política mas, ao que parece, são vocês que seleccionam os comentários e não avisaram sequer quais são os critérios, respondem a uns e a outros não e quando o fazem é, apenas, para mostrar que são os “donos da verdade” e que os outros é que estão errados…
    A gestora do blogue vem dizer que tem o tempo contado (e eu acredito, por isso tem uma equipa para partilhar tarefas). Mas na sua equipa (e, de facto, já apareceram alguns a assumir-se enquanto membros da dita) há quem não tenha pejo em afirmar a um leitor que, se o único e-mail de contacto está sempre cheio (que por vaidade dizem ser pelo grande dinamismo dos charnequenses) ele que venha aqui conversar. Mas, depois, tratam as pessoas da forma que acima referi. Uma contradição, não acham? É assim que mostram disponibilidade para o diálogo? É assim que ouvem a população? Não acham que acabam é por estar a defraudar as expectativas das pessoas?
    Se a equipa existe, disso não tenho dúvidas, então porque não há mais dois ou três que têm privilégios de administração e gerem, em conjunto, o blogue que é do colectivo? Alguns respondem aos comentários mas como outsiders. E também eles seleccionam aqueles a quem responder. Afinal, sempre há uns que têm direito a resposta e outros não. Porquê? Estará toda a equipa com falta de tempo? Então por que se propuseram a avançar com este projecto online?
    E quando “charnecabloco” responde é exactamente quem? A gestora? A equipa? Dois ou três dentro dela? O Bloco de Esquerda?
    Arriscando-me a que o meu comentário fique na sombra, porque não teci nenhum dos elogios esperados nem tão pouco contribui com ideias para o programa autárquico, mesmo assim aqui vos deixo a minha opinião. E se ela é deste teor e não de outro mais positivo, fiquem cientes de que são vocês que o provocam com essa forma de reagir aos comentários dos vossos leitores e possíveis eleitores. Com esta atitude até fazem esquecer as ideias positivas que aqui são apresentadas mas que, a continuar assim, só terão contributos válidos se forem de encomenda.

    ResponderEliminar
  4. Mas que lufada de ar fresco.
    Só a riqueza deste comentário justifica que eu ainda não tenha desistido de acreditar nas Pessoas ( incluindo a equipa deste blog ).

    Vale a pena reflectir e porque não colher os ensinamentos,conselhos e opiniões do Rui.

    ResponderEliminar
  5. Eu, Bernardes-Silva, decido intervir p/ interpelar o Rui, porque, tanto quanto a m/ memória é capaz de reter, fui o único comentador a usar o termo "petulante" (em resposta ao J.Mitnitzky). E intervenho para começar por dizer ao Rui que, se ele leu o que escrevi, só leu "em diagonal"; porque eu usei o dito termo para precisamente afirmar que o J.M. não seria petulante (pela razão que indi-
    quei)!!!
    Aproveito para dizer que, sim senhor, a nossa equipa entende que deve apenas existir um(a) únic@ gestor(a) do blog, pois só assim se garante que a responsabilidade não será diluída; isto sem prejuizo de que, quando é o "charnecabloco" a responder ser efectivamente o consenso da equipa que responde (a menos que a resposta seja assinada pessoalmente)-
    Para terminar: a "boca" de que a caixa do correio se encontra(va) cheia não passa (passou) disso mesmo - uma "boca" com fins que não descortino.

    ResponderEliminar
  6. Caros Membros Rui e Maria e Caro Visitante José Mitnitzky,

    Gostei muito da primeira intervenção do José. Não respondo, nem responderei nunca, como equipa, mas como pessoa singular. Porta-voz da Equipa é a cabeça de Lista Filomena Silva.

    Ao longo das minhas intervenções tenho falado por mim e, até, falado de mim, porque acho importante darmo-nos a conhecer individualmente, embora interesse, para o caso destas eleições, senão só a primeira candidata, também os que estão em lugar de serem candidatos elegíveis.

    Sobre o abaixo-assinado, reconheço que seria uma boa solução. Eu já ajudei em recolha de assinaturas para muitos e por muitas causas. Às vezes não dão em nada! Eu, pessoalmente, desconhecia que o Mercado ficasse assim por limpar, depois das feiras. Se eu morasse ali perto e reparasse naquele espectáculo, como cidadã, já tinha contactado a Junta de Freguesia e exigido uma limpeza célere depois da cada utilização do espaço. Os feirantes pagam impostos e, confesso, acho quase impossível serem eles a manter o espaço limpo. Têm que zelar pelos produtos que vendem, senão saem de lá com subtracção de material, sem ser só pela venda do mesmo.

    Os portugueses são, na generalidade, pouco cuidadosos em espaços públicos. Temos, como povo, muita falta de civismo! As Juntas de Freguesia podem, de facto, colocar mais contentores na sua área de jurisdição. As escolas estão mais atentas à importância de ensinar as crianças o conceito de limpeza do meio ambiente e a incutirem-lhes hábitos de limpeza e, até, de separação de lixos. Mas muitos dos mais velhos não foram criados com esses hábitos: jogam tudo para o chão!

    Seria importante existir legislação que contemplasse aplicação de coimas por se deitar lixo no chão. As pessoas acabariam por mudar mentalidades e hábitos.

    Como sei que a Filomena será eleita, não farei reclamação sobre o assunto em título; mas admiro e louvo o José por ter essa iniciativa. Parece-me que é como eu nesse sentido. Eu também ajo perante coisas que podem ser pedidas/reclamadas pelo cidadão comum.

    Mas todos os Charnequenses podem e devem mesmo fazer coisas por esta Charneca. Aliás, todos os cidadãos poderiam fazer coisas pela sua freguesia e, até, pelo seu país.

    Agora a responsabilidade desta equipa, e a função deste Blog, é dar a conhecer aos que o visitam a lista de candidatura do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia da Charneca de Caparica e o seu programa, debater questões concretas sobre a nossa Freguesia e tentar passar a mensagem que é possível fazer diferença com muito empenho e trabalho e com ajuda e esforço do colectivo pois temos consciência que os desafios são imensos; queremos sensibilizar a população para o apoio e contribuição de todos, pois cidadania é estarmos atentos ao que nos rodeia e dar o contributo possível, nem que seja, apenas, chamar a atenção reclamando…

    Maria, vamos começar uma nova fase. Tenho a certeza que, conhecendo bem o carácter e empenho do actual representante do BE na Assembleia de Freguesia, que ele fez todo o trabalho e pressões possíveis, apresentou todas as moções necessárias.

    (Continua)

    ResponderEliminar
  7. (Continuação)

    Rui, agora estamos em campanha para as Legislativas 2009. Este Blog está em construção e os elementos da lista estão de férias merecidas, pois são cidadãos comuns, que trabalharam o ano inteiro; alguns deram o seu tempo disponível para a militância activa sacrificando, muitas vezes a sua vida pessoal em prol de um sentido de serviço público que é uma característica de todos nós.

    Confesso que concordo que tem havido um exagero na forma como somos interpelados e, também, na forma como um ou outro de nós já respondeu. Mas não é por ter havido críticas. Tudo tem um começo e não sei se leu tudo o que foi colocado no Blog. Há conversas entre pessoas do partido que não deveriam ter sido tidas através deste espaço virtual. Este Blog não é para os activistas discutirem pormenores de estrutura do Blog. Cada equipa tem o espaço na Web que quer ter e como quer ter. Temos que ter, mesmo entre nós do mesmo partido, liberdade para fazermos como queremos. E não pretendemos elogios! Queremos debater questões importantes do PROGRAMA e dar a conhecer os candidatos.

    Quanto ao que referiu sobre a caixa cheia, etc. Não foi uma membro da lista que postou isso. Acho que foi um militante e/ou amigo da Filomena Silva. Nós não fomos. Nós todos colocamos os comentários que são sujeitos a moderação, o que quer dizer que passam todos; mas a Filomena tem que estar disponível e com o seu PC para os aceitar por foram a aparecerem…

    A gestora do Blog tem, de facto, muito trabalho. O trabalho de um cabeça de lista ou dos restantes membros, não é apresentar sequer, um Blog. Mas ela procurou arranjar tempo para elaborar um. E definimos entre nós que seja ela a fazer a gestão; os restantes contribuem de outras formas.

    As respostas estão, quase sempre, dadas numa ou noutra mensagem, que abrangem, normalmente, todas as questões postas. E, volto a dizer: ainda não entrámos em campanha para as Autárquicas 2009. E da equipa só 4 ou 5 membros aqui postaram comentários ou respostas.

    Contudo, eu aceito e posso assegurar que os outros membros também aceitam as suas sugestões; mas a forma será a que for escolhida em cada reunião do grupo. Por ora, foi decidido como eu já mencionei no início. E não seleccionamos a quem responder. O tempo é escasso para tudo. Pode alguém sentir que não teve resposta, mas foram todos os comentários lidos por todos nós.

    José, o comentário do Rui é uma “lufada de ar fresco”?! (risos)
    Eu, também, não desisti de acreditar nas PESSOAS; muito mais ainda na EQUIPA deste Blog.

    Quando reunirmos vou, certamente falar de “ensinamentos”, conselhos e opiniões do Rui.

    Rui, somos mesmo uma lista de militantes e activistas do BE, sendo alguns dos seus membros apenas simpatizantes/votantes no BE, mas não militantes, por isso se dizem independentes. E, quanto a mim, somos nós que apoiamos a estrutura partidária, pois damo-nos por completo sem receber nada em troca, apenas o sentir do dever cumprido a uma causa em que acreditamos.

    Nós não nos servimos do partido; o partido conta connosco para poder ter uma voz nos diferentes locais. Militar é uma entrega sem recompensa financeira.

    Eu desculpo, a crueza das suas palavras. É directo e diz o que pensa como observador que está do lado de fora. Acredite que eu não gostei mesmo nada de algumas coisas que foram escritas aqui. Mas cada um é responsável apenas por aquilo que escreve. E há quem não reaja bem aos insultos que já nos foram dirigidos. Não há fantasmas; mas há infiltrados com intenção de provocar e destabilizar. Acredite em mim. Sou já muito experiente e conheço muito bem certas pessoas para as não reconhecer com outras roupagens.

    Obrigada a todos pelos comentários!

    JOÃO

    ResponderEliminar
  8. Francisco Louçã,no fim do debate de hoje na SIC, reagiu ao facto de o debate ter sido calmo com o facto de os seus verdadeiros opositores serem, no seu entender, o PS e o PSD.

    Na qualidade de visitante deste blog,direi apenas,que estou inteiramente de acordo com Francisco Louçã.

    Os opositores estão identificados.

    Deixemos pois,os infiltrados,certas pessoas,enfim lamurias.....

    Mais importante, continua a ser as Pessoas,que necessitam de serem esclarecidas,que necessitam do trabalho que todos vós,militantes,simpatizantes,apoiantes e todos aqueles que estejam dispostos a dar o contributo que julguem necessaário.

    As Pessoas,dispensam decerto toda a prosápia aqui utilizada.Óbviamente util,com o devido respeito por todos.

    As Pessoas estão carentes,querem ser ouvidas e querem ouvir.

    Tão bom que é,a vossa longa e riquissima experiência,então que estamos à espera ?

    ResponderEliminar
  9. José Mitnitzky,

    Os opositores estão e sempre estiveram, quanto a mim, identificados. Nunca, sublinho, quanto a mim e,penso, quanto aos dirigentes e à grande maioria dos militantes e/ou activistas do BE, o PCP nunca foi um opositor a eliminar, a desprezar e, até, a não respeitar por toda a sua história de luta anti-fascista no antes 25 de Abril e na sua continuada luta por pelas causas e matérias que nos unem.

    O BE e o PCP são, por isso, forças convergentes em muitas dessas matérias e causas e, por isso, sempre existiram manifestações e acções comuns em que eu participei. Mas atenção: há divergências quanto à concepção do socialismo. Eu, por exemplo, não sou comunista. Daí a abrangência dos que militam no BE; obviamente, eu não poderia militar no PCP. Os países comunistas não são países de democratas, pois estão em causa direitos essenciais que não são legislados, praticados e aplicados e, sequer, reconhecidos nesses países; até naqueles disfarçados de países onde a democracia é apregoada hoje em dia, se aprovam leis para perpetuar os seus líderes no poleiro “ad iternum”… Se isto é democracia…?!
    Eu nunca poderia ser do PCP, não porque o Partido Comunista Português quisesse um regime totalitário em Portugal, mas porque deveriam condenar as políticas dos tais países comunistas… O Bloco de Esquerda luta por uma política socialista, democrática e abrangente. E, enquanto assim for, um situo-me lindamente no BE.

    Como esta mensagem se destinava essencialmente para mim - “Deixemos pois, os infiltrados, certas pessoas, enfim lamurias...” -, eu devo esclarecer que os infiltrados a quem eu me referi não eram do PCP, mas sim do… Não importa. Eles sabem que eu sei quem eles são. E isso basta-me!

    Claro que concordo que o mais importante são as PESSOAS, que nos merecem, todas, o máximo respeito se, também, nos respeitarem a nós. Não será verdade?! Mas se diz que algumas pessoas precisam de ser esclarecidas, que outras estão carentes e querem ser ouvidas e ouvir, porquê usar o termos “… dispensam decerto toda a prosápia aqui utilizada.” Será, José, que estou a ser sujeita a censura!? Olhe que isso comigo NÃO! NUNCA! Não admiti censura no tempo de Salazar, no tempo de Caetano e, muito menos admito, agora, venha ela de onde vier…!

    Eu estou aqui porque tenho um computador, tenho algum tempo e vocês têm querido respostas? Quando os outros elementos da lista puderem responder – os que tiverem PC, pois nós temos que ter o nosso próprio PC e pagar a nossa Internet (o partido não dá nada!) -, então todos eles estarão mais avalizados para vos dar respostas. Eu dou, apenas, a minha opinião pessoal.

    Quanto ao debate entre Louçã e o líder do PCP, eu achei um frente-a-frente onde o civismo imperou com respeito democrático; mas gostaria de ter sentido que o Louçã poderia ter sublinhado melhor as diferenças entres as duas políticas. E, evidentemente, queremos ter mais votos… (risos)

    JOÃO

    ResponderEliminar
  10. Decorridos que estão 15 dias relativamente à apresentação da lista para a Junta de Freguesia,as Pessoas da Charneca da Caparica,estão um pouco confusas.
    Vejamos;
    - É sabido que a lista liderada pela Filomena tem a sua base de apoio no Bloco de Esquerda.
    - É sabido que o Bloco de Esquerda,por via de uma trnasformação/evolução,a sua mensagem junto das Pessoas tem uma receptividade diferente - pondo de parte ( talvez temporáriamente ) temas fracturantes da sociedade,hoje o seu discurso é um discurso mais próximo da generalidade das Pessoas - fala de economia,dos trabalhadores,dos desempregados,de justiça - resumindo as Pessoas notam que o BE hoje é um partido mais próximo de um PS e que na ultima eleição ultrapassou o PC.
    - É sabido que o BE por via desta evolução,já não é aquele pequeno partido,hoje disputa os espaços que outrora estavam e estiveram reservados a outros partidos PS,PC,PSD,CDS.

    Perante tudo isto,as Pessoas esperam do BE e dos seus representantes locais,idéias,projectos e porque não soluções que nunca chegaram e tardam em fazer-se anunciar.

    As Pessoas,muito pouco tem a ver com o brilhante passado dos seus candidatos,com o voluntarismo e entrega a uma causa que chamaram sua.

    As Pessoas querem conhecer as boas politicas que o BE tem para a Charneca,são estas que vão chegar às Pessoas e não o discurso,a virgula ou o ponto deste ou daquele que tendo dado muito ao BE,as Pessoas continuam a esperar que estes arautos e importantes actores que tem sido o continuem a fazer.

    Não interessa pois preocupar-nos com a natureza dos autores que interveem no blogue.

    O que interessa,sim,é que são Pessoas a fazer o melhor pelas Pessoas.

    E isto,é básicamente fazer politica.

    ResponderEliminar
  11. Não é meu hábito, alimentar querelas ou concepções de natureza ideológica.

    Mas não resisti,vir a terreiro,apenas para dar um irrelevante esclarecimento á João.

    “ Esclarecer,ilucidar,argumentar não faz parte da matriz de censura”.

    Infelizmente,o termo censura hoje,já muito pouco diz às pessoas,exceptuando aquelas que viveram antes do 25 de Abril,estas sim,sabem o que é censura.

    Hoje a censura é uma coisa diferente,mais refinada,mais sofisticada.

    Neste momento damos um bom exemplo.Escrevemos em liberdade,de todos para todos.

    Na sua missiva “ Qual manifesto de princípios de democracia “,ao pessoalizar,chamando a si,a defesa da convergência que existe entre o BE e PCP………..

    Lamento o esclarecimento que faz aos infiltrados, “ eu devo esclarecer que os infiltrados a quem eu me referi não eram do PCP, mas sim do… Não importa.”

    Estará porventura a dizer que existem infiltrados do PCP aqui no blog ?

    O termo infiltrado,já é em si um acto desprezível,quanto mais a existir.

    Não haverá aqui uma confusão,entre a liberdade de qualquer cidadão poder exercer a sua cidadania, e, em defesa da sua terra,recorrer, e porque não, dar apoio às forças vivas da sua terra ?

    A politica,sendo uma ciência que a todos toca, e a todos diz respeito,carrega em si um dinamismo que é necessário estarmos atentos – mas também com ela evoluirmos.

    É o sinal dos tempos.

    Deixemos à História o que é da História ( o passado ) e à politica o que é da politica ( servir as Pessoas ).

    Os votos alcançam-se através de boas propostas,de ideias claras e acima de tudo na transparência dos nossos actos.

    Pensar claro,é claramente agir com clareza.

    ResponderEliminar
  12. Situações como a descrita são incompreensíveis. E a pacividade da Junta, é ainda mais chocante.
    A falta de civismo é evidente (dos compradores mas, sobretudo, dos vendedores) mas a autarquia é responsável também.
    Claro que é necesário implementar medidas de educação ambiental. E os contentores são indispensáveis. Assim como a fiscalização.
    E que tal elaborar um "regulamento de funcionamento do mercado"? (isto se é que ele já não existe). E impor multas para quem não cumpra e/ou seja reincidente, sobretudo os vendedores que me parecem ser os principais responsáveis pela "lixeira"?
    Não é que eu seja apologista, mas às vezes é necessário implementar medidas de carácter punitivo para obter os resultados pretendidos.
    E a Junta deveria ser mais actuante, pois este é um cenário que só desprestigia a autarquia, como entidade responsável pela gestão do espaço.

    ResponderEliminar